Programa de capacitação profissional se transforma em lei em São José
25/10/2017
Até este mês de outubro, foram realizados 101 cursos gratuitos que capacitaram mais de 9 mil pessoas Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de São José dos Campos publicou decreto que torna lei o Programa Qualifica São José. Com isso, fica assegurada legalmente a manutenção dos cursos, palestras, treinamentos e oficinas, oferecidas gratuitamente nas áreas de serviço, turismo, comércio e indústria.

Ainda de acordo com o decreto, os cursos continuarão sendo ministrados em parceria com diversas instituições, entre elas o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Sesi (Serviço Social da Indústria).

O objetivo do programa é qualificar, preparar e estimular a inserção dos munícipes no mercado de trabalho, de forma que estes estejam preparados para a busca de emprego ou mesmo de iniciar o próprio negócio.

Recorde de atendimento

Até este mês de outubro, foram realizados 101 cursos gratuitos que capacitaram mais de 9 mil pessoas profissionalmente, envolvendo assuntos como empreendedorismo, gastronomia, além de áreas voltadas à indústria, comércio e serviços. No ano inteiro de 2016, foram capacitadas 5 mil pessoas.

Inscrições

Para participar dos cursos o interessado deve ter idade mínima de 18 anos, possuir a escolaridade exigida pelo curso específico e residir no município de São José dos Campos.

Vagas abertas

Em parceria com o Sesi, estão abertas as inscrições para os cursos de Negociação Criativa, Administre seu Dinheiro de Forma Consciente, Confecção de Panetone, Postura Profissional, Gestão do Tempo, Relacionamento Interpessoal e Como Atender Bem o Cliente.

As datas das inscrições variam conforme o curso escolhido e deverão ser feitas por meio do site da Prefeitura -- www.sjc.sp.gov.br/qualifica ou pela Central 156. Somente a inscrição não garante a matrícula, pois o critério de classificação é socioeconômico.