Alunos expõem 149 projetos em feira de empreendedorismo
25/10/2017
O Empreende 2017 receberá o público nos dias 9 e 10 de novembro, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h Foto: Divulgação

Secretaria de Educação e Cidadania

Um total de 149 projetos de empreendedorismo, desenvolvidos por alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal de São José dos Campos, estará exposto no ‘Empreende 2017’ -- evento que acontece nos dias 9 e 10 de novembro, no Cefe (Centro de Formação do Educador), na região norte.

‘O Empreende 2017’ é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, e será aberto à população oportunizando a troca de experiências  entre alunos e a comunidade, além de enaltecer o protagonismo dos estudantes da rede municipal.

Os trabalhos desenvolvidos são resultado das atividades escolares realizadas desde fevereiro deste ano, com a retomada das aulas de empreendedorismo, educação financeira e fiscal na disciplina Enriquecimento Curricular, coordenada pelo Cedemp (Centro de Educação Empreendedora).

Os temas dos projetos foram definidos de acordo com a grade curricular de cada ano do ensino fundamental. Alunos do 6ª e 8º ano irão expor 78 projetos sobre economia e educação fiscal. Já os estudantes do 7º ano produziram 43 curtas-metragens sobre a história das escolas onde estudam.

Em destaque estão os 28 projetos dos alunos do 9º ano, que são iniciativas empreendedoras pensadas para o mercado e que variam entre aparelhos eletrônicos, aplicativos para celular e novos negócios na área de tecnologia, saúde e bem-estar.

Durante a exposição, os projetos serão avaliados por uma comissão formada por técnicos da Secretaria de Educação e Cidadania e entidades parceiras. Serão premiados, com medalha e troféu, os três primeiros colocados em cada categoria.

Entre os projetos em exposição, está o “Preço Rápido” – desenvolvido por um grupo de 10 alunos do 9º ano, da Emef Waldemar Ramos (região leste). Trata-se de um aplicativo que permite a comparação de preços entre os supermercados, informando o estabelecimento com melhor orçamento para a lista de compras do usuário.

“Queríamos um aplicativo funcional, que facilitasse a rotina das pessoas e essa opção foi a que mais fez sucesso em nossas pesquisas. Todo o processo foi feito por nós, com apoio dos professores. Desenvolvemos toda a mecânica de funcionamento do aplicativo e seu layout até chegar ao protótipo final. Me senti adulta com esse desafio tão grande e todo o grupo ficou muito satisfeito com o resultado”, disse a aluna Rafaela Rezende de Moura, 14 anos.

Serviço

O Empreende 2017 receberá o público nos dias 9 e 10 de novembro, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

O Cefe está localizado na Avenida Olivo Gomes, 250, em Santana, região norte.