Alunos de 20 escolas mostram trabalhos à comunidade
25/10/2017
Estudantes do 5º ao 9º ano apresentam trabalhos de artes visuais, teatro, música e dança
Estudantes do 5º ao 9º ano apresentam trabalhos de artes visuais, teatro, música e dança Foto: Divulgação

Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 20 escolas de ensino fundamental da rede municipal de São José dos Campos promovem, até sexta-feira (27), diversas atividades pela Semana da Arte na Escola. Durante a ação, os estudantes do 5º ao 9º ano apresentam trabalhos de artes visuais, oficinas e apresentações de teatro, música e dança. 

O projeto reúne todo o conteúdo pedagógico trabalhado desde fevereiro deste ano e visa provocar novas leituras nos textos visuais, permitir a experiência estética da comunidade escolar e incentivar o apreço às práticas artísticas contemplando os trabalhos dos colegas.

Na Emef Profº Luiz Leite, região leste, as manifestações artísticas foram distribuídas na quadra, pátio e salas de aula. Os alunos, professores e visitantes da escola encontram no local artes em tecido, desenhos, pinturas feitas com tinta natural, esculturas e esculto-pintura, arte que mescla escultura e pintura.

A esculto-pintura foi a modalidade artística escolhida pela aluna Beatriz Carvalho, 12 anos, que pensa em seguir carreira na arte. “O gosto pelo desenho vem de família e sou apaixonada pela arte, por isso estou feliz com a oportunidade de compartilhar com os colegas algo que adoro. Para o futuro, meu sonho é trabalhar com pintura de quadros”, disse.

Para o professor Gilvandelson de Oliveira, a arte é uma importante ferramenta na formação integral dos alunos. “A arte alimenta a alma e isso é visível nos olhos e no comportamento dos alunos durante essa atividade. A comunicação, o relacionamento com professores e colegas, tudo é influenciado para o bem por meio da arte”, destacou.

Na Emef Profº Possidônio José de Freitas, as obras dos alunos também estão expostas nos diversos ambientes da escola com pinturas, desenhos e esculturas. “Estou muito feliz com os trabalhos artísticos na minha escola. É muito bom aprender arte na prática, interagir com os colegas e entender melhor a produção de cada um”, disse o aluno João Maciel, 14 anos.