São José assina convênio para diminuir vítimas no trânsito
26/10/2017
A ação especial da Prefeitura estará voltada, principalmente, à segurança dos motociclistas e pedestres
A ação especial da Prefeitura estará voltada, principalmente, à segurança dos motociclistas e pedestres Foto: Divulgação

Secretaria de Mobilidade Urbana

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (26), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, a Prefeitura de São José dos Campos assinou o convênio que integra, oficialmente, o município ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. 

O programa visa a redução em 50% das vítimas fatais por acidentes de trânsito no Estado até o ano de 2020. Para assinar o compromisso, o município apresentou um plano de ações que foi submetido à avaliação do Detran (Departamento de Trânsito).

São José dos Campos receberá investimentos na ordem de R$ 2,5 milhões, oriundos da arrecadação com multas de trânsito no Estado de São Paulo. Os repasses serão feitos à cidade por meio reembolso de despesas já pagas pelo município. 

O projeto, aprovado pelo órgão na última semana, foi desenvolvido com foco nas principais vítimas de acidentes de trânsito: pedestres e motociclistas -- considerando dados fornecidos pelo Infosiga, referentes ao ano de 2016 que mostram que, das 61 pessoas que morreram nas vias municipais, 11 eram pedestres e 26 motociclistas, o que representa 61% do total de óbitos no trânsito da cidade. 

Neste sentido, o trabalho foi dividido em duas frentes: obras de engenharia e ações educativas para conscientizar a população sobre as escolhas seguras no trânsito.

No que se referem às obras, as propostas buscam proporcionar mais segurança às travessias e aos caminhos percorridos a pé, além de atenuar ou até mesmo eliminar pontos de conflito que colocam em risco a vida dos pedestres e dos motociclistas. 

Um das avenidas que receberá melhoria viária é a Cassiopéia, no Jardim Satélite, região sul. Sobre as ações educativas, a atuação ocorrerá em todas as regiões da cidade, priorizando ruas e avenidas com maior índice de acidentes, conforme dados do Infosiga. Essas ações serão divididas em três eixos: pedestres, motociclistas e alcoolemia. 

Esquetes teatrais em escolas e ônibus, palestras educativas, intensificação das blitze educativas e de fiscalização, atuações em bares e shows, além de campanhas nas redes sociais, são algumas das ações previstas para orientar a população sobre os riscos beber e dirigir, usar o celular ao volante ou enquanto caminha, deixar de  afivelar o capacete, entre outras atitudes que podem provocar acidentes.

O convênio com o Estado tem a duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais 60 meses.