Agentes de saúde atualizam vacina na área rural norte
26/10/2017
Nesta semana, a Prefeitura recebeu do governo do Estado um lote extra de 6 mil doses da vacina para atender a zona rural
Nesta semana, a Prefeitura recebeu do governo do Estado um lote extra de 6 mil doses da vacina para atender a zona rural Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Prefeitura está realizando uma campanha de atualização de carteira de vacinação dos moradores da área rural da região norte de São José dos Campos. O objetivo principal é imunizar o máximo possível de pessoas desta região porque elas transitam frequentemente para Monteiro Lobato, cidade que tem indicação de vacina contra a febre amarela.

Desde o início de outubro, agentes do programa Estratégia Saúde da Família, da Secretaria de Saúde, estão fazendo visitas de casa em casa vacinando as pessoas e fornecendo orientações sobre as formas de prevenção da doença. Até o momento, 93 pessoas já foram vacinadas.

A medida é uma forma de prevenção, uma vez que nos últimos dias, o Estado de São Paulo registrou mortes de macacos em parques da capital e em áreas rurais de cidades da região de Campinas. Nas proximidades do Vale do Paraíba, já houve registro de 4 macacos encontrados mortos na região de Gonçalves, no Sul de Minas.

Já foram visitados os moradores dos bairros Guirra, Terra Boa, Rio das Cobras e Santo Agostinho de Cima, vinculados à Unidade Básica de Saúde do Bonsucesso. Também serão vacinados os moradores da área rural de São Francisco Xavier, Buquirinha e adjacências. 

Nesta semana, a Prefeitura recebeu do governo do Estado um lote extra de 6 mil doses da vacina para atender a zona rural. A Secretaria de Saúde esclarece que não há motivo de preocupação, pois não foram encontrados macacos mortos na região rural de São José dos Campos. A ação, no entanto, é uma estratégia preventiva para imunizar os moradores destas áreas.

A dose não está indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo). Em caso de dúvida, é importante consultar o médico. A Secretaria de Saúde alerta que os macacos não são transmissores do vírus. Os vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes.

A vacina contra a febre amarela está disponível nas 40 unidades básicas do município. Este ano, em São José dos Campos, houve registro de apenas um caso importado de febre amarela silvestre, uma mulher que contraiu a doença após visitar uma área de mata em Minas Gerais.

Embora não existam outros casos suspeitos no município, a Prefeitura realiza um monitoramento dos pacientes com sintomas diversos e que viajaram para as regiões endêmicas.