Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
O ciclo de palestras da campanha “Viver a melhor idade sem traumas”, com foco na prevenção de traumas e acidentes de trânsito na cidade, continua nesta segunda-feira (30) na unidade Leste da Casa do Idoso. As palestras ocorrem às 9h e às 14h e são abertas aos frequentadores.
As orientações integram um trabalho conjunto das secretarias de Saúde, Educação e Cidadania, Esporte e Qualidade de Vida e Apoio Social ao Cidadão, além do Hospital Municipal.
A primeira semana de palestras ocorreu na Casa do Idoso Norte onde mais de 300 idosos tiveram orientações sobre os riscos e consequências de quedas, a importância de ter uma alimentação adequada, realizar atividade física e aprenderam medidas simples que evitam acidentes.
Após a conclusão, os idosos participantes terão a missão de disseminar o conhecimento adquirido, durante o curso, nos círculos de convivência nos quais estão inseridos, como família e grupos de amigos.
No que se refere à multiplicação entre as pessoas da mesma idade, objetiva-se um resultado ainda mais eficiente, uma vez que promoverá um processo de conscientização “de idoso para idoso”, criando empatia e aproximação, já que a maioria compartilha ou está exposta aos mesmos riscos e fragilidades.
Campanha
A segunda semana de instrução acontece na Casa do Idoso Leste, seguido pelas Casas do Idoso Centro e Sul. A campanha "Viver a melhor idade sem traumas" teve início na segunda-feira (16). Na primeira semana, durante cinco dias agentes de trânsito educadores da Secretaria de Mobilidade Urbana abordaram assuntos relacionados à segurança no trânsito, formando multiplicadores que possam disseminar o conhecimento adquirido para seu círculo de convivência, como família e amigos. Foram abordados temas como caminhar em segurança pelas ruas, respeito à sinalização, acessibilidade, direitos e deveres no trânsito, legislação, a questão dos atropelamentos, tipos de acidentes de trânsito mais comuns entre pessoas dessa faixa etária.
De acordo com o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizado em 2010, São José dos Campos conta com uma população de mais de 60 mil pessoas acima dos 60 anos.
Programação:
Local: Casa do Idoso Leste (Rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde)
Dia 30/10 (segunda-feira), às 9h e às 14h
"Riscos e consequências das quedas"
Dia 31/10 (terça-feira), às 9h e às 14h
"Como a alimentação adequada pode ajudar a prevenção de quedas"
Dia 01/11 (quarta-feira), às 9h e às 14h
"A importância da atividade física na prevenção de quedas e fraturas”
Dia 06/11 (segunda-feira), às 9h e às 14h
"Medidas simples e mudanças de hábitos prevenindo quedas"