Atleta Cidadão recebe convocações para o futebol feminino e boxe
27/10/2017
Ambos os chamados são para períodos de treinos com os elencos nacionais, visando competições futuras Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

As equipes de base do programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, brilharam nesta semana e receberam cartas de convocação das seleções brasileira de futebol feminina e boxe.

Ambos os chamados são para períodos de treinos com os elencos nacionais, visando competições futuras.

No caso do futebol, as atletas Isabela das Chagas (lateral), Vitória Reis (zagueira), Maria Eduarda Batista (meia) e Mariza Nascimento Silva (atacante) participarão de treinamentos com a equipe sub-17 no CT da Granja Comary, em Teresópolis (RJ), entre os dias 6 e 18 de novembro.

A convocação faz parte da 5ª etapa de treinos comandada pelo técnico Luiz Antônio Ribeiro, o Luizão, de olho no Campeonato Sul-Americano da categoria, que será disputado em 2018. O grupo completo terá 24 jogadoras. Neste ano, as quatro meninas de São José já integraram a seleção na fase anterior de treinamentos, que aconteceu em agosto.

Do campo para os ringues, três pugilistas do Atleta Cidadão se destacaram e receberam o chamado para integrar o grupo que se hospedará de 12 a 25 de novembro no CT de Alto Rendimento da CBBOXE (Confederação Brasileira de Boxe), em Santo Amaro, São Paulo.

Gabrielly Vieira, Leticia Rodrigues e Juan Rocha se juntarão a outros quatro boxeadores para realizar avaliações físicas, antropométricas, nutricionais, psicológicas e treinamentos técnicos, que estão nos planos da confederação para o ciclo olímpico 2020.

A atleta Gabrielly luta na categoria cadete (até 60kg) e a companheira Leticia na divisão juvenil (até 75kg). Já Juan é o único lutador da categoria juvenil (até 64kg) a integrar o grupo.

Apoio ao talento

O programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura, foi criado em 1999 e é responsável pela formação de atletas das categorias de base de São José dos Campos.

São atendidos alunos de 7 a 17 anos, com seletivas abertas ou em turmas de treinamento das atividades esportivas. Eles recebem apoio estrutural e desportivo para representar São José dos Campos em competições estaduais e nacionais.

As seletivas acontecem regularmente todos os anos, individualmente e nas edições da Caravana de Seletivas.

Convocação – seleção brasileira feminina de futebol

Goleiras

Alice Anario de Farias Tosta (União Desportiva Alagoana)

Mayara Nabosne Harendt (Imperial Futebol Clube)

Lucilene Rodriques dos Santos (Audax/SP)

Laterais

Isabela F.C.das Chagas (São José)

Bruna dos Santos Nhaia (Chapecoense)

Vitória do Carmo Nunes (Centro Olímpico)

Gissele Mariano Calixto (Chapecoense)

Zagueiras

Yasmin Cosmann (Chapecoense)

Lauren Eduarda Leal Costa (Centro Olímpico)

Isadora Haas (S.C.Internacional)

Vitória Bruna da Silva Reis (São José)

Meio-campistas

Maria Julia Silva Amaral (S.C.Internacional)

Miriam Cristina Cavalcante (Centro Olímpico)

Julia Daltoé Lordes (Chapecoense)

Vitória Ferreira Silva (Centro Olímpico)

Maria Eduarda Batista de Queiroz (São José)

Maria Luiza Schwaizer (Santos F.C.)

Layssa Cristina Oliveira dos Santos (Ceilândia)

Atacantes

Jheniffer da Silva C. Gouveia (Tiger / Luso Brasileiro F. C.)

Mariza Nascimento Silva (São José)

Giovana dos Santos Marcelino (Centro Olímpico)

Emily Assis de Carvalho (Grêmio Osasco Audax/SP)

Rafaela Levis Maróstica (Esporte Clube Mundo Novo)