Reavaliações físicas beneficiam mais de 420 pessoas gratuitamente
27/10/2017
A última etapa das 4 programadas para o período aconteceu nesta sexta-feira (27), no Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras Foto: Divulgação

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A série de reavaliações físicas promovidas pelo Cmaf (Centro de Medidas e Avaliação Física) e o programa Cidade em Movimento, ambos mantidos pela Prefeitura de São José dos Campos, encerrou o mês de outubro com 422 atendimentos gratuitos nas academias ao ar livre. O número supera o registrado nas avaliações primárias, realizadas em junho, em que 392 pessoas foram beneficiadas.

A última etapa das quatro programadas para o período aconteceu na manhã desta sexta-feira (27), no Centro Poliesportivo Jardim Cerejeiras, região leste, e atendeu 88 pessoas (64 mulheres e 24 homens).

Antes de chegar à unidade esportiva do Cerejeiras, o Cmaf visitou a Área Verde 1 – Bosque dos Eucaliptos (região sul), o Parque Vicentina Aranha – Vila Adyana (região centro) e o Centro Poliesportivo Altos de Santana (região norte). O espaço livre no Bosque foi o que mais teve avaliações, com 135 registros.

Uma das atendidas no Cerejeiras foi a dona Bernardina de Sena da Silva, 82 anos, moradora do Novo Horizonte. Ela, que participou da primeira avaliação em junho, contou que precisa fazer as pazes com a balança para chegar no peso ideal.

Dona Bernardina explicou que pegou o hábito de praticar atividade física depois de se mudar de Ponte Nova (MG) para São José. Em sua terra natal, ela não conseguia se exercitar, pois, segundo ela, “não havia nada perto e trabalhava demais”. Hoje, ela é frequentadora assídua do Poliesportivo Jardim Cerejeiras e da academia ao ar livre do Novo Horizonte e um exemplo de vivacidade.

Quem também passou pelas avaliações coordenadas pelos profissionais de educação física foi Valdecir Lopes de Paula, 53 anos, que mora no Jardim Castanheiras. Em sua primeira avaliação, ele afirmou que “foi bem, mas precisa melhorar um pouquinho a flexibilidade”. Valdecir, que pratica natação, alongamento e corrida no poliesportivo também elogiou a atenção dada pelos funcionários do Cmaf.

Continuidade do serviço

As avaliações físicas simples gratuitas – aferição de peso, altura, circunferência abdominal e teste de flexibilidade – devem retornar em fevereiro de 2018. O período é usado pelos profissionais para avaliar a evolução nos números de cada item da avaliação. A divulgação dos locais contemplados será feita pelo site da Prefeitura.

Até o reinício das ações, os cidadãos podem buscar qualquer um dos polos do Cmaf e marcar uma avaliação física completa, com teste cardiorrespiratório, análise postural, teste de resistência abdominal e de membros superiores.

Os interessados podem agendar o horário pelo e-mail cmaf@sjc.sp.gov.br, por telefone ou no próprio local. O atendimento é de segunda a sexta-feira, e o horário varia de acordo com cada unidade.

Atendimento do Cmaf

Sul – Centro da Juventude