Famílias vão plantar 60 novas árvores no Parque Ribeirão Vermelho
27/10/2017
O Parque Ribeirão Vermelho tem aproximadamente 250 mil metros quadrados e dispõe de áreas para a prática de esporte e lazer Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Neste sábado (28), o Parque Ribeirão Vermelho, no Urbanova, receberá o plantio de 60 mudas de árvores com a participação de crianças.

O evento acontece a partir das 9h e conta com uma série de atividades durante a manhã para toda a família, como piquenique comunitário, atividades recreativas, palestra e ginástica, abertas ao público em geral.

A ação é uma iniciativa OAB – Ordem dos Advogados do Brasil e conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Manutenção da Cidade, Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, e também da iniciativa privada.

Rodrigo Canelas, presidente da OAB de São José dos Campos, contou que a ideia nasceu na comissão de Meio Ambiente com o intuito de marcar o mês das crianças. “Queríamos fazer uma ação que envolvesse as famílias e promovesse a consciência ambiental”, disse.

“Além de participar do plantio, as crianças que se inscreveram previamente com a OAB vão ganhar a certidão de nascimento dessas árvores e poderão guardar essa lembrança para suas vidas”, afirmou.

As árvores vão enriquecer o projeto paisagístico do parque e contribuir com o sombreamento e conforto térmico do local.

Em junho o Parque recebeu o plantio de 40 mudas nativas entre ipês e quaresmeiras. O projeto paisagístico prevê o plantio de mais 150 árvores.

A ação da OAB inclui mais um gesto solidário, pois as crianças que se inscreveram no plantio farão a doação de um livro que será encaminhado à casa de acolhimento municipal.

Parque

O Parque Ribeirão Vermelho é um parque linear, que cumpre a função de proteção dos recursos hídricos da sub-bacia do Ribeirão Vermelho, da biodiversidade local e da vegetação nativa.

O Parque Ribeirão Vermelho tem aproximadamente 250 mil metros quadrados e dispõe de áreas para a prática de esporte e lazer, além de um bosque com mata nativa.