Quase 7 mil animais são vacinados na região sul no fim de semana
30/10/2017
Desde o início da campanha, no dia 2 de outubro, já foram vacinados 22.617 animais, sendo 19.158 cães e 3.459 gatos Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Campanha de Vacinação Antirrábica, promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, imunizou 6.853 animais no último fim de semana (dias 28 e 29) na região sul da cidade, sendo 5.823 cães e 1.010 gatos. A campanha prossegue durante esta semana com postos volantes em várias regiões da cidade. Nos pontos fixos, as equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) retomam a vacinação nos dias 11 e 12 de novembro, novamente na região sul.

Desde o início da campanha, no dia 2 de outubro, já foram vacinados 22.617 animais, sendo 19.158 cães e 3.459 gatos. Na zona urbana, foram vacinados 17.291 animais (14.867 cães e 2.424 gatos) e na zona rural 5.326 (4.291 cães e 1.035 gatos).

Considerando os números do Instituto Pasteur, que aponta que a cidade possui cerca de 50 mil animais (45 mil cães e 5 mil gatos), a campanha já atingiu 79,5% de cobertura dos gatos existentes, 42,6% de cobertura do número de cães e 45,8% da estimativa total.

A campanha continua até o dia 14 de novembro nos pontos volantes e 25 de novembro nos pontos fixos. Para receber a vacina é importante que o proprietário leve a caderneta de vacinação do animal, porém, a falta do documento não impedirá a vacinação do cão ou do gato.

Orientação

Para maior segurança dos proprietários, animais e equipe de trabalho, o CCZ recomenda que os animais sejam conduzidos com coleira, guia e acompanhados por um adulto.

A raiva é fatal e quando instalada no animal ou no ser humano a chance de cura é raríssima. Por isso, a vacinação dos animais é muito importante. A doença está controlada no Estado de São Paulo, mas ainda há algumas ocorrências no Norte e Nordeste do país.

A programação completa com os endereços dos postos de vacinação e os horários estão disponíveis no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br). As informações sobre a vacinação também podem ser obtidas pelo 156.

Postos Volantes:

Dia 31/10 (Terça), das 9h às 16h

Região Sudeste: Jardim Pernambucano e Vila Adriana

Região Sul: Residencial Emha

Região Norte: Santa Luzia, São João e Rio das Cobras

Dia 1º/11 (Quarta), das 9h às 16h

Região Leste: Cajuru

Região Centro-Norte: Servidão, Freitas, Dona Nega, Rua Projetada

Jardim Terras do Sul (Área verde – Rua Fusanobu Yokota)

Jardim do Céu (Escola Estadual Malba Tereza Campaner – Praça Mikado, 142)

Jardim Vale do Sol (EMEI Torataro Takitani – Praça Bahia de São Salvador, 142)

Parque Interlagos (Praça Sebastiana da Silva – Rua Nicanor Reis)