Ações voltadas à segurança das crianças abordam 1.350 pessoas
30/10/2017
Durante o mês de outubro, as ações de conscientização foram voltadas às crianças e aos pais Foto: PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos intensificou as ações voltadas à segurança de crianças menores de 8 anos durante o mês de outubro. Pais e responsáveis receberam orientações sobre o uso correto das cadeirinhas, além de um alerta para atitudes corretas diante comportamento das crianças quanto o assunto é trânsito.

O poder do exemplo, os riscos de deixar a criança brincar dentro do carro, locais seguros para andar de bicicleta, bem como aquela “pirracinha” para sentar na cadeirinha foram os principais assuntos tratados no material entregue durante as abordagens.

O objetivo era promover uma identificação dos pais com as situações vividas no dia a dia com os filhos e orientá-los para a forma correta de agir para preservar a segurança dos pequenos.

A primeira abordagem foi realizada no Terminal Central, no dia 11, em parceria com a empresa Expresso Maringá. Na ocasião, enquanto a equipe da empresa de ônibus atraia as crianças com a distribuição de pipoca e balões, educadores da Prefeitura orientavam os pais, entregando o material  educativo.

Nos dias 17 e 19, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Campo dos Alemães e Jardim São José II, respectivamente, receberam a equipe. No local, os pais receberam orientações sobre formas seguras de transitar com as crianças pela cidade.

Durante a festa do Dia das Crianças do Clube da Assem (Associação dos Servidores Municipais), no dia 22, a orientação foi sobre cadeirinhas com a exposição dos dispositivos. A equipe também apresentou situações do cotidiano, incentivando a travessia correta na faixa de pedestre, o uso de semáforos com botoeiras, tendo em vista motivar as crianças e os pais a terem práticas seguras.

A ação foi composta de jogos educativos, contação de histórias, jogos de mesa e cantinho de fotos, estimulando ações cotidianas para preservação de vidas e o papel de cada um para a diminuição de acidentes, estimulando a paz no trânsito.

Na abordagem realizada no Hospital e Maternidade Antônio da Rocha Marmo, região central, no dia 25, o foco foi os pais. Os educadores mostraram a importância de transportar as crianças na cadeirinha adequada desde o nascimento até os sete anos e seis meses.

A equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana também participou e levou a orientação para as edições do Conexão Juventude, realizados no Alto da Ponte (região norte) e Jardim Cerejeiras (região leste), além da exposição no evento do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), da Polícia Militar.

As ações educativas são realizadas diariamente na cidade, atendendo públicos diferenciados. O objetivo é orientar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de escolhas responsáveis  para uma convivência segura no trânsito.