Prefeitura realiza a 3ª reunião do "São José Unida" nesta quarta
31/10/2017
O grupo se reúne periodicamente para avaliar os resultados das ações e traçar estratégias para o próximo período Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos realiza, nesta quarta-feira (1º), a terceira reunião do programa “São José Unida – Segurança e Inteligência” com a Secretaria de Proteção ao Cidadão, comando da Guarda Civil Municipal, representantes do Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais, agentes da Mobilidade Urbana e os comandos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Rodoviária Federal e demais autoridades.

Durante o encontro, será feito o balanço das ações da Atividade Delegada, apresentado o novo comandante do Corpo de Bombeiros e apresentada a novidade do carro elétrico, que será usado pela Guarda Civil Municipal.

Com custo zero à Prefeitura, o veículo, um modelo chinês com autonomia para rodar até 400 km numa única carga de energia elétrica, adesivado, com o sistema de rádio e giroflex, será testado nas ruas de São José dos Campos.

A Secretaria de Proteção ao Cidadão vai mostrar algumas das melhorias nos equipamentos da GCM, como novos capacetes, blusões de frio -- que compõem o uniforme do profissional, a renovação de coletes balísticos e o novo estande de tiro na zona norte do município.

O Programa

O programa “São José Unida - Segurança e Inteligência” é responsável por reunir as forças de segurança do município, com o objetivo de definir ações conjuntas e contribuir com o combate à criminalidade, garantir o ordenamento urbano e promover maior sensação de segurança para a população.

O grupo se reúne periodicamente para avaliar os resultados das ações e a partir daí traçar estratégias para o próximo período, definindo novas operações integradas entre as instituições. A primeira reunião dessa força-tarefa foi realizada no dia 8 de fevereiro.

Desde que o programa foi implantado, a cidade alcançou diversas conquistas na área da segurança pública, como a instalação de um terminal do COI (Centro de Operações Integradas) na sede da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), a instalação de 20 novas câmeras de monitoramento em todas diversas regiões da cidade, como o entorno da Fatec e da Unifesp (Parque Tecnológico), o Mirante do bairro Altos de Santana (Parque Alberto Simões) e a Avenida Anchieta.

Além disso, ampliou também as operações contra o fluxo em todas as regiões, retomou a Atividade  Delegada, contribuiu para que o policiamento ambiental se instalasse em uma nova sede no Parque Alberto Simões, dentre outras.