Professores recebem formação para atender alunos com autismo
01/11/2017
Ciclo de palestras visa a melhoria no atendimento dos 110 alunos com autismo na rede
Ciclo de palestras, em parceria com o Gaia, visa a melhoria no atendimento dos 110 alunos com autismo na rede Foto: PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 50 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), das escolas municipais de São José dos Campos, participam até o final deste ano de um ciclo de palestras que visa a melhoria no atendimento dos 110 alunos com autismo na rede.

A formação dos professores é oferecida pelo Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo (Gaia), parceiro da Prefeitura. Estes professores atuam na Sala de Recursos das escolas de educação infantil e ensino fundamental, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A parceria prevê encontros entre os representantes do Gaia e professores da rede para orientar e acompanhar a atuação dos profissionais em sala de aula, oportunizando a ampliação do conhecimento com a troca de experiências.

“É preciso compreender as questões específicas de cada aluno, para atuar em sala de aula atendendo as necessidades de cada um”, disse a professora Kátia Maria.

Atendimento humanizado

Além da formação e do acompanhamento dos professores, a parceria com o Gaia prevê atendimento de cerca de 40 alunos da rede no projeto Germina. Este atendimento contempla duas visitas semanais ao espaço Gaia, localizado na Vila Betânia, região central da cidade.

Com essa iniciativa, os profissionais visam estimular o desenvolvimento dos autistas, o que reflete positivamente no desempenho destas crianças no ambiente escolar.