Servidores do Paço têm simulado de incêndio nesta quarta
01/11/2017
O treinamento de abandono de área faz parte do conjunto de ações da Prefeitura para garantir segurança dos servidores e preservar o prédio
O treinamento faz parte do conjunto de ações da Prefeitura para garantir segurança dos servidores e preservar o prédio Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

A equipe da Brigada de Incêndio da Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), realizou uma simulação de abandono de prédio na tarde desta quarta-feira (1), no Paço Municipal. O treinamento contou com apoio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e da equipe da Segurança do Trabalho.

O treinamento de abandono de área faz parte do conjunto de ações da Prefeitura para garantir segurança dos servidores e preservar o prédio do Executivo. Entre as ações já realizadas estão a atualização de todos os extintores de incêndio, manutenção das mangueiras, hidrômetros, sinalização de segurança, entre outras, como cursos para os brigadistas.   

Durante a simulação de incêndio, que segue as normas do Corpo de Bombeiros,  agentes vistoriam todas as salas, em todos os sete andares, além do subsolo. Outros brigadistas atuaram na sinalização aos servidores, que deixaram o prédio pelas escadas.

Segundo a organização, esse foi o primeiro simulado do ano e o resultado foi positivo. Todas as portas “corta fogo” permaneceram fechadas e nenhuma pessoa permaneceu no interior do Paço durante a simulação --um dos pontos importantes numa operação de evacuação de área. 

O abandono de área levou nove minutos, após o alarme ter sido disparado às 17h.  A Prefeitura dará sequência a esse tipo de simulação sem anunciar aos servidores a fim de preparar cada vez mais os funcionários em possíveis situações de emergência.