Blitz e ação educativa em bar alerta motorista na véspera de feriado
02/11/2017
A blitz educativa foi realizada na avenida Nelson D'Ávila, com o apoio da Polícia Militar e do Detran Foto: PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos realizou na noite desta quarta-feira (1), véspera de feriado, duas ações simultâneas do programa Lei Seca, ambas na região central da cidade. Quem passou pelas abordagens recebeu orientações sobre as consequências negativas de beber e dirigir.

Na blitz realizada na Avenida Nelson D’Ávila,  motoristas foram submetidos ao teste do bafômetro. Ninguém foi autuado.

Para o gerente de loja, Wellington Carlos, 30 anos, esse tipo de ação é importantíssima para conscientizar e principalmente para coibir o comportamento de pessoas que bebem e dirigem. “Elas colocam a própria vida e a de outras famílias em risco”.

A blitz é uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos, Polícia Militar e o Detran, com foco na prevenção de acidentes de trânsito.

A conta

Para os frequentadores de um bar no bairro Vila Ema, a orientação veio pelas mãos de quem trabalha no atendimento às vítimas de acidentes de trânsito. Um grupo formado por Bombeiros, profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Grau (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências e Emergências), além de agentes da Prefeitura, levou informações sobre custos e o impacto de um acidente de trânsito no sistema de saúde.

Os profissionais chegaram ao estabelecimento nas respectivas viaturas, simulando um atendimento. Na sequência entregaram aos clientes a conta que traz a estimativa de despesas de um acidente de trânsito no município.

O diretor de negócios, Erivan Mota, 52 anos, achou a iniciativa fantástica e opinou que este modelo de ação deve ser replicado em outros municípios. “A chegada de vocês causou um impacto, achamos que alguém tinha se acidentado”. Ele, que é morador de Itu, no interior de São Paulo, afirma que a campanha precisa ser multiplicada também em outras cidades do Estado. “Vou levar para Itu e para as demais cidades da região, pode ter certeza”, afirmou.

A ações do programa de Lei Seca são realizadas semanalmente em bares e locais de shows ou durante blitze educativas, além de palestras em universidades.