Atendimento nos cemitérios garante agilidade e segurança
02/11/2017
Uma orquestra de música erudita levou paz e harmonia aos visitantes dos cemitérios Foto: Beto Faria/PMSJC

Urbam

A Prefeitura de São José dos Campos organizou um sistema integrado para garantir segurança e um bom atendimento às mais de 50 mil pessoas que visitaram os quatro cemitérios públicos da cidade neste Dia de Finados.

As regiões dos cemitérios contaram com policiamento das equipes da Atividade Delegada e atendimento dos Guardas Municipais. Os agentes de trânsito realizaram operações especiais. A travessa Capitingal permaneceu fechada para o trânsito de veículos, garantindo a circulação dos que visitaram o Cemitério Municipal Colônia Paraíso e o Cemitério Parque das Flores. O transporte coletivo também circulou com horários diferenciados em regiões de cemitérios da cidade.

A maior movimentação ocorreu no Cemitério Colônia Paraíso, que recebe uma média de 20 mil pessoas somente no Dia de Finados.

Para agilizar o atendimento, funcionários da Urbam portaram tábletes que auxiliaram na localização dos jazigos. Quem precisou do auxílio para encontrar o jazigo dos familiares, aprovou o sistema. “Funciona de forma rápida e facilita a vida da gente. Achei ótimo”, disse Celso Luiz Rocha, que esteve no Cemitério Padre Rodolfo Komorek, no centro.

O recurso permite também que o munícipe consulte a localização exata do túmulo em seu computador ou celular, por meio do site da Urbam: http://urbam.com.br/sitenovo/funeraria/cemiterios/consulta-dos-sepultados.aspx

Música Sacra

A Orquestra Esplendor apresentou repertório de músicas sacras e eruditas nos cemitérios Padre Rodolfo Komorek (Centro) e Maria Peregrina (Santana). “A apresentação é suave e adequada para a ocasião”, afirmou a visitante Barnadete Carvalho.

Dengue

Equipes da Zoonoses e da Urbam orientaram sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue nos cemitérios.

Eles solicitaram a retirada dos plásticos que envolvem os vasos de flores antes que fossem depositados nos jazigos para evitar o acúmulo de água. Os visitantes também puderam participar as missas nos quatro cemitérios públicos.