Alunos finalizam 149 projetos de empreendedorismo e finanças
05/11/2017
Os projetos dos alunos do 9º ano contemplam desde aplicativos para celular até novos negócios nas áreas de tecnologia e saúde Foto: PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Estudantes dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de São José dos Campos estão finalizando os 149 projetos que serão apresentados no Empreende 2017 -- evento que acontece nos dias 9 e 10 de novembro, no Cefe (Centro de Formação do Educador), na região norte.

A iniciativa envolve alunos do 6º ao 9º ano que desenvolveram atividades com temas voltados para educação fiscal, financeira e empreendedorismo, de acordo com a Matriz Curricular.

Entre os trabalhos realizados estão cartazes, curtas-metragens e os projetos dos alunos do 9º ano que contemplam desde aplicativos para celular até novos negócios nas áreas de tecnologia e saúde.

Este evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania e é resultado das atividades realizadas desde o início do ano pelo Cedemp (Centro de Educação Empreendedora) junto às escolas. O objetivo da feira é fomentar o espírito empreendedor entre os jovens e compartilhar com a comunidade as iniciativas dos estudantes.

De acordo com o grupo em que os trabalhos foram inscritos, eles serão avaliados por uma comissão julgadora que irá premiar os três primeiros colocados de cada categoria com medalhas e troféu.

Experiências positivas

Na Emef Vera Babo de Oliveira, no bairro Altos de Santana (região norte), estudantes do 9º ano estão fazendo os últimos ajustes no protótipo de uma tomada portátil recarregável. “Conseguimos chegar a essa ideia devido às orientações e ao aprendizado nas aulas de empreendedorismo que despertou em nós uma visão inovadora. Esse é um trabalho que nos orgulha e um conhecimento que levaremos para a vida”, disse a estudante Sabrina Ramos de Oliveira, 14 anos.

Também em fase de finalização está o ‘Mob Lab’, um laboratório itinerante para levar experimentos para escolas que não possuem área para estudos práticos em matemática, física, química e ciências, desenvolvido por estudantes da Emef Luzia Levina Aparecida Borges, no Jardim Cruzeiro do Sul (região sul).

“Pensamos em uma maneira de beneficiar os alunos e o ‘Mob Lab’ será um modo divertido de ensinar essas disciplinas que exigem tanta atenção dos estudantes. Será uma maneira de contribuir com as aulas dos professores e com o ensino”, afirmou a aluna Isabelle Rafaele Nascimento, 15 anos.

Serviço

O ‘Empreende 2017’ receberá o público nos dias 9 e 10 de novembro, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O Cefe está localizado na Avenida Olivo Gomes, 250, em Santana.