Projetos de sucesso visam estimular intercâmbio e empreendedorismo musical
06/11/2017

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Além das muitas apresentações musicais, a programação do ‘Mês da Música’, promovido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo de 4 a 30 de novembro, prevê a realização de alguns eventos que merecem destaque, como o Girls Rock Day, a Feira Sonora e o Sacola Alternativa. São atividades que trarão para o cenário musical joseense e da região projetos e iniciativas de sucesso, desenvolvidas em outras regiões do Estado de São Paulo. 

O Girls Rock Day, por exemplo, será um dia todo de atividades relacionadas à música e destinadas exclusivamente a meninas de 7 a 17 anos. Estão previstas oficinas de instrumentos musicais (não é necessário ter experiência), autodefesa e história das mulheres na música, além de um show com uma banda feminina. Também haverá uma oficina de defesa pessoal para mulheres ‘cis’ e ‘trans’, a partir de 16 anos. 

Este evento foi inspirado no Girls Rock Camp, acampamento de férias de uma semana, que acontece em várias cidades brasileiras e do mundo, onde meninas aprendem a tocar um instrumento, montam uma banda, compõem música e participam de diversas oficinas que visam fortalecer lações de amizade, desinibição e autoestima.

Na Feira Sonora o público poderá conferir as tendências do cenário de produção cultural, por meio de atrações musicais, exposição de produtos relacionados às atividades de produtores, além de gravadoras e selos independentes. Uma feira para quem produz e consome música. A intenção é promover um ambiente artístico para o intercâmbio do conhecimento e inspiração, entre a tradição e a contemporaneidade. 

Esse ambiente será proporcionado pelo projeto Sacola Alternativa, realizado pela primeira vez no interior do Estado. Criado em 2012 pela produtora Balaclava Records, de São Paulo, o projeto reúne selos nacionais em atividade e gravadoras musicais independentes, para exposição e venda de lançamentos exclusivos de seus artistas e produtos de catálogo, como LPs, CDs, EPs, DVDs, fitas K7, além de material de merchandising.  

O projeto é desenvolvido em parceria com o Museu da Imagem e do Som, de São Paulo e visa aproximar músicos e produtores do mercado fonográfico e cultural do país, valorizando o trabalho das empresas independentes em seus diferentes modelos de negócio. Será uma oportunidade de apresentar ao público quem são os responsáveis pelos lançamentos mais interessantes da atualidade, além de estimular o empreendedorismo neste segmento.

A programação completa com todas as atrações e atividades, dias, locais e horários pode ser conferida no site da Fundação Cultural: www.fccr.sp.gov.br

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7300