Prefeitura realiza seminário sobre tuberculose nesta quarta-feira
07/11/2017
Até o próximo dia 20, a Prefeitura fará busca ativa de casos de tuberculose junto às unidades de saúde Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realiza, nesta quarta-feira, das 8h30 às 12h, na Câmara Municipal, um “Seminário de Tuberculose”, destinado a médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades de saúde do município (UBSs, UPAs, Especialidades, equipes da Estratégia Saúde da Família, hospitais públicos e privados).

Dentre os temas abordados no seminário estão o histórico da tuberculose, sua epidemiologia e diagnóstico, a importância da busca ativa de casos e da qualidade das amostras, entre outros assuntos. Também serão apresentados dados estatísticos da doença na cidade.

O evento faz parte da segunda fase da campanha de intensificação da busca ativa de casos de tuberculose em São José dos Campos, em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Tuberculose --17 de novembro.

Atualmente, 156 pacientes estão em tratamento de tuberculose no CTP (Centro de Tratamento e Prevenção em Tisiologia, Dermatologia Sanitária e Lesões), da Secretaria de Saúde.

A Campanha

A segunda fase da campanha de intensificação da busca ativa de casos de tuberculose ocorre no período de 6 a 20 de novembro e abrange as unidades de saúde, públicas e privadas, onde são realizadas ações educativas em grupos e em salas de espera, com esclarecimentos ao público sobre a doença e possibilidade de detecção de sintomáticos respiratórios, ou seja, pessoas com tosse há 3 semanas ou mais.

Estas pessoas serão incentivadas a colher exame de escarro. Segundo a médica Vera Lúcia Galvani Sgarbi, coordenadora do programa de doenças de transmissão respiratória da Secretaria de Saúde, este procedimento é o que proporciona melhor resultado para a detecção de casos de tuberculose em estágio inicial.

A campanha também promove até o dia 20 de novembro a segunda fase da intensificação de busca ativa de casos de tuberculose no sistema prisional. Serão coletados exames de escarro em prisioneiros que apresentam tosse há duas semanas ou mais.

Tratamento

O tratamento é totalmente gratuito e todos os casos são acompanhados por pneumologistas. Os medicamentos também são gratuitos e oferecidos pelo Estado.

Em 2016 foram tratados 165 pacientes, com 87,27% de cura, sendo que a taxa preconizada pelo Ministério da Saúde é de 85%. O município de São José dos Campos, em razão deste resultado, recebeu prêmio do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE).

Programação:

8h30 – História da Tuberculose (Dr. Douglas Carlyle Belculfiné – Pneumologista)

09h15 – Epidemiologia, importância de busca ativa de casos da doença e diagnóstico clínico e radiológico (Dr. José Eduardo de Oliveira – Pneumologista)

10h – Diagnóstico Laboratorial, técnica de coleta de escarro, qualidade das amostras (Biomédica Siomara Arantes de Paula – Laboratório Central PMSJC)

10h30 – Intervalo

10h45 – Tratamento e a importância da prevenção do abandono ao tratamento (Dr. Vera Lúcia Galvani Sgarbi)

11h30 – Dados de tuberculose do Município de São José dos Campos

11h45 - Perguntas