Vacinação contra a febre amarela será feita por região
07/11/2017
A medida se faz necessária porque a vacina tem validade de apenas seis horas após a abertura do frasco, que contém 10 doses
A medida é necessária porque a vacina tem validade de apenas 6 horas após a abertura do frasco, que contém 10 doses Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos mudou o procedimento de imunização contra a febre amarela a partir desta semana. A medida objetiva otimizar o uso dos frascos da vacina, evitando o desperdício de doses. Assim, haverá uma escala de dias da semana para aplicação da vacina nas unidades básicas de saúde (veja quadro abaixo).

A população precisa ficar atenta aos dias de vacinação de cada região. Na segunda-feira, a aplicação estará disponível em 3 UBSs da região sul; na terça, em 4 da região leste; na quarta, em 2 da região norte; na quinta, em 4 da região centro e na sexta em 3 da região oeste.

Segundo a Secretaria de Saúde, a medida se faz necessária porque a vacina tem validade de apenas seis horas após a abertura do frasco, que contém 10 doses. Mensalmente, a Prefeitura recebe do governo do Estado um lote que varia de 4 a 5 mil doses. A imunização é indicada somente às pessoas que residem ou vão viajar para áreas com recomendação da vacina.

Área rural da zona norte

A Prefeitura continua realizando uma campanha de atualização de carteira de vacinação dos moradores da área rural da região norte de São José dos Campos. O objetivo principal é imunizar o máximo possível de pessoas desta região porque elas transitam frequentemente para Monteiro Lobato, cidade que tem indicação de vacina contra a febre amarela.

A Secretaria de Saúde esclarece que não há motivo de preocupação, pois não foram encontrados macacos mortos na região rural de São José dos Campos. A ação, no entanto, é uma estratégia preventiva para imunizar os moradores destas áreas.

Contraindicação

A dose não está indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo). Em caso de dúvida, é importante consultar o médico.

O Ministério da Saúde recomenda vacinação contra febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência, a partir dos 9 meses de idade, somente aos indivíduos que se deslocam para as áreas de risco de adquirir a doença. Essas regiões podem ser consultadas nas Unidades Básicas de Saúde.

Postos de Vacinação

Segunda-feira

Bosque dos Eucaliptos, UBS Dom Pedro, UBS Residencial União

Terça-feira