Empreendedorismo é retomado na rede de ensino municipal
09/11/2017
Os trabalhos desenvolvidos são resultado das atividades escolares realizadas desde fevereiro deste ano, com a retomada das aulas de empreendedorismo Foto: PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Termina nesta sexta-feira (10), o Empreende 2017 – feira de empreendedorismo que reúne 149 trabalhos elaborados por alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da rede de ensino municipal de São José dos Campos. O evento acontece no Cefe (Centro de Formação do Educador), na região norte.

O Empreende 2017 é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, e visa oportunizar a troca de experiências entre alunos e a comunidade, enaltecendo o protagonismo dos estudantes da rede e ampliando as discussões sobre empreendedorismo.

Os trabalhos desenvolvidos são resultado das atividades escolares realizadas desde fevereiro deste ano, com a retomada das aulas de empreendedorismo, educação financeira e fiscal na disciplina Enriquecimento Curricular, coordenada pelo Cedemp (Centro de Educação Empreendedora).

Em destaque estão os 28 projetos dos alunos do 9º ano, que são iniciativas empreendedoras pensadas para o mercado e que variam entre aparelhos eletrônicos, aplicativos para celular e novos negócios na área de tecnologia, saúde e bem-estar.

Os estudantes da Emef Mercedes Carnevalli Klein, no Jardim Satélite, desenvolveram um suporte para guarda-chuvas para ser utilizado em bicicletas. A ferramenta é removível e flexível, podendo ser adaptado de acordo com a direção da chuva.

“Gostamos muito de pedalar e queríamos algo que fosse voltado para esse público. Fizemos vários debates em grupo até chegar na melhor solução e ficamos muito contente com o resultado. Os visitantes também estão surpresos com nossa ideia”, disse a aluna Yasmin Alcântara, 15 anos.

Representando a Emef Maria Ofélia Veneziani Pedrosa, no Jardim Por do Sol, está o projeto ‘Disk Beleza’ – uma van que oferece todos os serviços de um salão de beleza e que se desloca até o cliente.

“Fizemos uma pesquisa de campo em nossa comunidade sobre o assunto e descobrimos que a maior reclamação das mulheres era a falta de tempo para ir ao salão e que, apesar de ser um ramo que cresce muito na cidade, ainda não existe um serviço oferecido nessas proporções. Foi um desafio que despertou em nós a iniciativa empreendedora e profissional”, contou a estudante Nathália Moreira, 14 anos.

Envolvendo a comunidade

O Empreende 2017 recebe familiares de alunos e moradores das comunidades, além de empresários interessados em conhecer as iniciativas dos alunos. A dona de casa Sabrina Silveira, 38 anos, ficou surpresa com a qualidade dos trabalhos.

“É possível ver o quanto eles se empenharam na produção dos materiais e como as aulas de empreendedorismo são importantes nessa fase da vida dos jovens. O mundo é empreendedor e eles precisam ser despertados para isso desde cedo. É uma inspiração para que os pais também estimulem o protagonismo dos filhos dentro de casa”, destacou a visitante da feira.

Exposição fotográfica

Além dos projetos dos alunos, os visitantes que percorrerem os estandes do Empreende 2017 poderão prestigiar a exposição fotográfica Fundhas 30 anos -- uma mostra que apresenta um pouco do trabalho realizado pela Fundação Hélio Augusto de Souza ao longo de 30 anos de serviços prestados à comunidade.

A exposição é composta por trinta banners, com textos e fotos, que contam histórias bem-sucedidas de ex-alunos que passaram pela Instituição. A iniciativa é itinerante e já percorreu espaços da cidade como o Vale Sul Shopping, a Casa de Cultura Tim Lopes e a Câmara Municipal de São José dos Campos.

O Empreende 2017 recebe o público das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

O Cefe está localizado na Avenida Olivo Gomes, 250, em Santana, região norte.