Ação no centro alerta sobre diabetes e câncer de próstata
10/11/2017
O Paço Municipal recebeu iluminação diferenciada em alusão ao Novembro Azul
O Paço Municipal recebeu iluminação diferenciada em alusão ao Novembro Azul, de alerta para a saúde masculina Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos promove, nesta terça-feira (14), uma ação de conscientização pelo Novembro Azul e ao mesmo tempo sobre o Dia Mundial do Diabetes. A atividade acontece das 8h às 13h na praça Afonso Pena, em frente ao COI (Centro de Operações Integradas), região centro, e tem como objetivo chamar a atenção da população, em especial os homens, para a importância de cuidar da saúde.

A atividade, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde do Adulto, consiste em realizar a aferição da pressão arterial, teste de glicemia, orientações sobre hábitos saudáveis e a educação que é necessária ter quando se tem o diabetes. Além disso, acontecerá a distribuição de material informativo sobre os riscos do diabetes, próstata e hipertensão.

O tema da campanha deste ano é “Diabéticos: Nosso Direito a um Futuro Saudável”. O evento contará com a participação de uma equipe multidisciplinar integrada pelas equipes dos programas de saúde do adulto, saúde bucal, saúde da criança e práticas integrativas. Serão dadas orientações sobre prevenção ao diabetes e hipertensão, que hoje são doenças que mais matam os homens no Brasil.

A Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, mostra que o diabetes atinge 9 milhões de brasileiros – o que corresponde a 6,2% da população adulta. Em São José dos Campos estima-se que 40 mil habitantes tenham algum tipo de diabetes e que muitos não sabem que possuem a doença.

Atualmente, 21.422 pessoas com diagnóstico de diabetes são acompanhadas pela rede pública de saúde do município.

Segundo estimativa do Ministério da Saúde, considerando estudos por região e estados, 23% da população maior de 18 anos sofre de hipertensão arterial. Assim, São José dos Campos tem aproximadamente 120 mil hipertensos. Deste total, 48 mil são acompanhados pela rede pública de saúde do município e 195 óbitos foram registrados em decorrência da doença no ano passado.