Fiscalização de transporte clandestino intensifica operações
10/11/2017
As abordagens contam com o apoio da Polícia Militar e a multa para quem faz transporte clandestino é de R$ 2.198 Foto: PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta semana, duas operações com o objetivo de inibir a circulação de clandestinos na cidade e de oferecer mais segurança aos passageiros que utilizam o transporte de vans escolares, táxi, fretados e alternativos. As abordagens contaram com o apoio da Polícia Militar.

Durante uma das operações realizada na região sul, um motorista foi autuado e teve o carro apreendido por fazer transporte escolar de forma ilegal. A multa para quem faz transporte clandestino é de R$ 2.198.

Balanço

Desde janeiro deste ano, já foram feitas 45 operações, com 21 apreensões, sendo 1 táxi, 11 escolares e 9 fretados operando em situação clandestina. Durante essas operações foram abordados mais de 220 motoristas. Em 2016, no mesmo período, foram 3 operações e 1 apreensão de escolar. Operações são feitas constantemente em pontos de interesse público, como escolas, universidades, bares e restaurantes.

Na cidade são 78 alvarás de alternativo, 513 de transporte escolar, 400 de táxi e 122 de fretados que operam de forma regular.

Anualmente, durante o período de renovação da licença, os veículos passam por vistoria para verificar se atendem às especificações de segurança exigidas por lei.

Quem tiver informações sobre transporte ilegal ou em desacordo com as leis de trânsito pode fazer a denúncia pela Central 156.

Transporte escolar

Quem utiliza o serviço de transporte escolar para levar os filhos à escola poderá verificar, pela Internet, a situação do alvará do motorista, em São José dos Campos.

A consulta poderá ser feita no site da Prefeitura. Basta ter em mãos o número da licença, que fica estampada na lateral dos veículos.