Feira de empreendedorismo reúne quase 4 mil pessoas
10/11/2017
Ao todo, 18 trabalhos foram premiados com medalhas e troféu, de acordo com a faixa etária e temas Foto: PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 3.700 pessoas visitaram o ‘Empreende 2017’, evento realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador), na região norte, que expôs 149 trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 6º ao 9º ano da rede de ensino municipal de São José dos Campos dentro do programa de empreendedorismo.

Ao todo, 18 trabalhos foram premiados com medalhas e troféu pelo 1º, 2º e 3º lugares em cada categoria, que variou de acordo com a faixa etária dos alunos e os temas aprendidos em sala de aula durante o ano (educação financeira, educação fiscal e educação).

Os projetos foram avaliados por uma banca composta por profissionais da Secretaria de Educação e Cidadania e parceiros da Prefeitura.

Os 28 projetos elaborados pelos alunos do 9º ano concorreram ao Prêmio Jovem Empreendedor, o grande destaque da premiação. Desses, dez trabalhos foram indicados ao prêmio, entre eles, aplicativos para celulares, empresas de serviços e produtos inovadores.

Em terceiro lugar, ficou o ‘Preço Rápido’, um aplicativo produzido por alunos da Emef Waldemar Ramos, na região leste, que permite a comparação de preços entre os supermercados, informando o estabelecimento com melhor orçamento para a lista de compras do usuário.

Em segundo lugar, ficaram os alunos da Emef Sebastiana Cobra, na região oeste, que desenvolveram o ‘Remédio Já’, uma garrafa d’água com um compartimento na tampa para acondicionar o comprimido, que é liberado por meio de uma alavanca horizontal.

A medalha de ouro foi para a ‘Facseg’, uma faca com transcrição em braile no cabo indicando qual sua utilidade – para legumes, carnes ou frutas, para facilitar o cotidiano da pessoa com deficiência visual. O projeto foi desenvolvido pela Emef Norma De Conti Simão, na região sul.

“A sensação é de dever cumprido. As aulas de empreendedorismo despertaram em nós o a iniciativa para a solução de problemas e para pensar sempre no novo. Estamos orgulhosos de todo o trabalho que fizemos e muito felizes”, disse a representante do grupo, Cyntia dos Santos Faria, 14 anos.

Segundo técnicos do Cedemp (Centro de Educação Empreendedora), responsável pelas aulas de Educação Empreendedora, “o evento comprovou o amadurecimento, as competências e as habilidades dos alunos que estão se conquistando um perfil visionário, inovador e empreendedor”.

Confira a relação completa das premiações:

Concurso de Cartazes

3º Lugar – Emef Vera Babo de Oliveira

2º Lugar – Emef Rosa Tomita

1º Lugar – Emef Jacyra Vieira Baracho

Concurso de Curtas

3º Lugar – Emef Vera Lúcia Carnevalli Barreto

2º Lugar – Emef Mercedes Carnevalli Klein

1º Lugar – Emef Elisabete de Paula Honorato

Concurso de Folders

5º Lugar – Emef Maria de Melo

4º Lugar – Emef Elisabete de Paula Honorato