Centros esportivos da região sul recebem o 1º Festival de Modalidades
10/11/2017
Handebol e atletismo serão os destaques do 1º Festival de Modalidades do Vale do Paraíba Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A região sul será o polo esportivo de São José dos Campos neste sábado. As unidades esportivas João do Pulo (avenida Perseu, 180 - Jardim Satélite) e Vale do Sol (praça Bahia de São Salvador, 342) receberão neste sábado a etapa joseense do 1º Festival de Modalidades do Vale do Paraíba. As entradas são gratuitas.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos e de outras cidades para fomentar o esporte de base (7 a 17 anos) na região. A primeira fase foi realizada em junho, em Taubaté.

No Centro Poliesportivo João do Pulo serão disputadas provas de atletismo, com a participação de 125 atletas, nas categorias sub-12, sub-14 e sub-16. São José será representada por 45 competidores que fazem parte das pré-equipes - núcleos - do programa Atleta Cidadão, criado pela Administração neste ano. Eles medirão forças com jovens talentos de Taubaté, Jacareí, Tremembé, Caçapava e Ubatuba. As provas terão início às 9h, com término programado para 13h.

Já o Centro Esportivo Vale do Sol sediará disputas de handebol entre a anfitriã São José e as cidades de Taubaté, Jacareí, Cachoeira Paulista e Resende (RJ). Cerca de 250 atletas devem passar pela unidade, disputando jogos pelas categorias cadete e infantil, tanto no feminino, quanto no masculino. Os núcleos do Atleta Cidadão terão quatro equipes infantis (feminino e masculino). As partidas terão início às 8h e seguirão até 16h.

Apoio ao talento

O programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura, foi criado em 1999 e é responsável pela formação de atletas das categorias de base de São José dos Campos.

São atendidos alunos de 7 a 17 anos, com seletivas abertas ou em turmas de treinamento das atividades esportivas. Eles recebem apoio estrutural e desportivo para representar São José dos Campos em competições estaduais e nacionais.

As seletivas acontecem regularmente todos os anos, individualmente e nas edições da Caravana de Seletivas.