Centenas de pessoas se reúnem em evento de conscientização
14/11/2017
Equipe multidisciplinar da Prefeitura realizou o aferimento da pressão arterial, teste de glicemia e deu orientações sobre hábitos saudáveis Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Saúde

Centenas de pessoas participaram da ação de conscientização pelo “Dia Mundial do Diabetes”, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos nesta terça-feira (14), na Praça Afonso Pena, em frente ao COI (Centro de Operações Integradas). A atividade ocorreu no período da manhã e chamou a atenção da população para a importância de cuidar da saúde.

O evento contou com a participação de uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde, que realizou o aferimento da pressão arterial, teste de glicemia, orientações sobre hábitos saudáveis e a educação necessária na prevenção da doença. Além disso, houve a distribuição de material informativo sobre os riscos do diabetes, hipertensão e próstata.

O aposentado Paulo Miguel, de 62 anos, tem diabetes e compareceu pela segunda vez nessa ação da Prefeitura. Ele queria saber como estava sua glicose e pressão arterial, e aproveitou também a passagem pelo evento para conversar com a equipe presente e levar para casa os panfletos informativos disponíveis.

“Eu não sabia que tinha diabetes e através do teste de glicemia, feito em uma ação anterior, que eu descobri e comecei o tratamento na UBS do Putim”, disse Paulo.

Outro munícipe que compareceu pela primeira vez em uma ação de conscientização foi o Horácio Garigio, de 68 anos, que se interessou pelo assunto em sua ida ao centro da cidade. “Acredito que é bom todos aproveitarem a oportunidade para fazer o teste de glicemia, pois é simples e ajuda a detectar uma doença silenciosa que precisa ser tratada”, contou Horácio.

A Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, mostra que o diabetes atinge 9 milhões de brasileiros – o que corresponde a 6,2% da população adulta. Em São José dos Campos estima-se que 43.600 habitantes tenham algum tipo de diabetes e que há milhares de pessoas que não sabem que possuem a doença. Atualmente, 21.465 pessoas são acompanhadas pela rede pública de saúde do município.