Idosos participam de palestras sobre segurança no trânsito
16/11/2017
A campanha “Viver a Melhor Idade sem Traumas” visa orientar àqueles que já passaram dos 60 anos sobre cuidados para evitar acidentes
A campanha “Viver a Melhor Idade sem Traumas” visa orientar àqueles que já passaram dos 60 anos sobre cuidados para evitar acidentes Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Situações de risco, obediência à sinalização e troca de experiências no deslocamento no trânsito foram as lições desta semana aos idosos que participaram do curso de formação de multiplicadores na Casa do Idoso da região sul, que integra a campanha “Viver a Melhor Idade sem Traumas” da Prefeitura de São José dos Campos.

As atividades encerram o ciclo de palestras com o tema segurança no trânsito, realizadas em todas as quatro unidades da Casa do Idoso.

Durante quatro semanas, aproximadamente 120 idosos participaram dos encontros. Agentes educadores de trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana, abordaram assuntos relacionados à segurança no trânsito, formando multiplicadores que vão disseminar o conhecimento adquirido para seu círculo de convivência, como família e amigos. 

Caminhar em segurança pelas ruas, respeito à sinalização, acessibilidade, direitos e deveres no trânsito, legislação, a questão dos atropelamentos e demais tipos de acidentes de trânsito mais comuns entre pessoas dessa faixa etária foram o os principais assuntos.

A campanha

A campanha “Viver a Melhor Idade sem Traumas” envolve ações de várias secretarias da Prefeitura – Mobilidade Urbana, Esporte e Qualidade de Vida, Apoio Social ao Cidadão e Saúde, visando orientar àqueles que já passaram dos 60 anos sobre cuidados para evitar acidentes e ter mais qualidade de vida. 

De acordo com o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizado em 2010, São José dos Campos conta com uma população de mais de 60 mil pessoas acima dos 60 anos.