Judoca do Atleta Cidadão ressalta importância do torneio estadual
16/11/2017
O judoca Lincoln Kanemoto das Neves, da base do programa Atleta Cidadão, também integra a seleção brasileira e mira uma vaga na Olimpíada de Tóquio
O judoca Lincoln Kanemoto das Neves, do programa Atleta Cidadão, integra a seleção brasileira e mira uma vaga na Olimpíada de Tóquio Foto: Divulgação

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Tradicionais, os Jogos Abertos do Interior, organizados pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, são uma competição famosa por revelar talentos do esporte com projeções nacional e internacional. Dos Jogos, já saíram nomes com Hugo Hoyama (tênis de mesa), Fabiana Murer (salto com vara), Edinanci Silva (judô) e André Heller (vôlei).

Um dos mais recentes e promissores atletas a aparecerem é o judoca Lincoln Kanemoto das Neves, 21 anos, formado na base do programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos. Ele será o titular da equipe comandada pelo coordenador técnico Elessandro Lima, na categoria até 73kg, e é uma grande esperança por medalha na 812ª edição da ‘Olimpíada Caipira’ do Grande ABC. A projeção do lutador é que São José domine os tatames, onde os lutadores pisarão a partir da próxima semana. 

“A minha expectativa é que não só eu, mas que a equipe toda vá bem. Acho que temos condições de sermos campeões no geral e também por equipes”, afirmou Lincoln. 

Além de titular do time joseense, Lincoln Kanemoto também integra a seleção brasileira na categoria e mira uma vaga na Olimpíada de Tóquio, em 2020. Após os Abertos, ele participará da Seletiva Olímpica do Time Brasil, que incentiva estruturalmente os judocas que passarem pela seleção a buscar a vaga em torneios internacionais.  

Segundo o judoca, os treinos físicos que os técnicos do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional) passam, as competições internacionais em que ele vem competindo também “vão dando experiência e isso vai preparando para as competições como os Abertos”. 

Lincoln ressaltou ainda que a viagem ao Grande ABC é um bom preparatório para a disputa nacional, justamente por trazer à cena grandes surpresas do judô brasileiro. “Os Jogos são famosos por serem uma competição bem forte, sempre aparecem pessoas que surpreendem a gente. Vai ser uma boa experiência”, analisou. 

Todas as informações da 81ª edição dos Jogos Abertos do Interior, como boletins, calendário e comunicados oficiais estão disponíveis na página oficial do evento e pelo aplicativo para dispositivos móveis “Jogos Grande ABC”. 

Rumo ao tricampeonato

O embarque da delegação de São José dos Campos inicia nesta quinta-feira (16), a partir das 13h30, quando um ônibus, que sairá do Centro da juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América) levará as equipes de futsal feminino, capoeira, xadrez e ginástica artística masculina para Santo André.  

A comitiva ficará alojada na escola estadual Senador João Galeão Carvalhal, na cidade de Santo André. As outras equipes vão viajar progressivamente até o próximo dia 22. O elenco apoiado pelo Fadenp é formado por 582 pessoas, sendo 506 atletas e o restante composto por técnicos, dirigentes, corpo médico e pessoal de apoio. 

São José terá representação no atletismo, atletismo ACD, badminton, basquetebol, biribol, boxe, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, kickboxing natação, natação ACD, skate street, taekwondo, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez. 

Os jogos

Os Jogos Abertos do Interior foram criados em 1936, tendo como idealizador Horácio “Baby” Barioni, um dos mais antigos cronistas esportivos paulistas. A primeira edição do evento, realizada em 1936, reuniu seis cidades em Monte Alto, município localizado na Região Metropolitana de Ribeirão Preto.  

No início, o torneio permitia a participação de cidades de outros Estados. Neste formato, Uberlândia foi a campeã da primeira edição, superando Franca, Mirassol, Monte Alto, Olímpia e Piracicaba. O município mineiro sediou a competição no ano seguinte, na única vez em que o evento aconteceu fora do Estado de São Paulo. 

Em oito décadas, os Jogos Abertos deixaram de ser realizados em uma única ocasião, em 1989. A 81ª edição será a primeira da história a ter uma região-sede, por meio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.