Ação integrada aborda 44 motoristas na região oeste
16/11/2017
A abordagem contou com agentes de trânsito, fiscais do transporte público e gcm, além de policiais militares e agentes do Detran Foto: PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

Alcoolemia ao volante e transporte clandestino foram alvos da ação realizada nesta semana na avenida Shishima Hifumi, no bairro Urbanova, região oeste de São José dos Campos.

A abordagem contou com profissionais da Prefeitura como agentes de trânsito, fiscais do transporte público e guardas civis municipais, além de policiais militares e agentes do Detran.

Dos 44 motoristas abordados, 27 dirigiam veículos de transporte coletivo e passaram pela verificação de alvará feita por fiscais. Não houve apreensão de vans por transporte irregular de passageiros.

Os motoristas que foram submetidos ao teste do etilômetro também foram aprovados. Ninguém foi autuado por embriaguez ao volante.

Simultaneamente, na avenida Lineu de Moura, também no Urbanova, agentes de trânsito, guarda civil municipal e polícia militar atuavam na operação contra o fluxo, contribuindo no combate à criminalidade e ordenamento urbano para promover maior segurança da população.

Transporte

Desde janeiro deste ano, já foram feitas 46 operações, com 21 apreensões, sendo 1 táxi, 11 escolares e 9 fretados operando em situação clandestina. Mais de 220 motoristas foram abordados. Em 2016, no mesmo período, foram 3 operações e 1 apreensão de escolar. Operações são feitas constantemente em pontos de interesse público, como escolas, universidades, bares e restaurantes.

Na cidade são 78 alvarás de alternativo, 513 de transporte escolar, 400 de táxi e 122 de fretados que operam de forma regular.

A multa para quem faz transporte clandestino é de R$ 2.198, além da apreensão do veículo.

Lei Seca

A ações do programa de Lei Seca são realizadas, semanalmente, em bares e locais de shows ou durante blitze educativas, além de palestras em universidades.

O programa conta com a parceria das Polícias Militar e Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Detran, Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Grau (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências e Emergências).

Em 2017, 21 blitze abordaram mais de 1.600 motoristas nas ruas, avenidas e rodovias que cortam a cidade.

Com a ação “A conta”, a equipe visitou mais de 10 estabelecimentos desde o mês de maio, quando foi lançada.

Nas universidades, os estudantes assistiram à palestra “Lei Seca: Que papo é esse”. Nos encontros, aproximadamente 500 alunos receberam informações sobre os riscos de beber e dirigir, assim como esclareceram dúvidas sobre os efeitos consumo do bombom de licor e uso do enxaguante antes do teste com o etilômetro.