Mais cinco áreas são isoladas para impedir entulhódromos
17/11/2017
Nesta sexta-feira (17), as equipes da Prefeitura concluíram a implantação de uma defensa metálica em terreno na rua dos Paturis, na Vila Tatetuba
Nesta sexta (17), equipes da Prefeitura concluíram a implantação de uma defensa metálica em terreno na rua dos Paturis, na Vila Tatetuba Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos ampliou as ações contra o descarte irregular de lixo. Foram fechadas mais 5 áreas públicas nas regiões leste e sul, elevando para 15 o número de entulhódromos isolados desde abril deste ano.

Nesta sexta-feira (17), as equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade vão concluir os serviços de implantação de uma defensa metálica em terreno na rua dos Paturis, na Vila Tatetuba (leste). A mesma medida foi adotada na praça Cambará, no Jardim Universo, também na zona leste.

Na mesma região, a partir da próxima segunda-feira (20) serão instalados 50 piquetes em área da avenida Cidade de Lima, no Vista Verde, ampliando para 16 o número de locais fechados na cidade.

Apoio popular

Na zona sul, três locais onde havia descarte irregular de lixo há muitos anos foram isolados com a ajuda da comunidade. Na avenida Adonias da Costa, no Campo dos Alemães, os moradores criariam um jardim. No mesmo bairro, em área da rua Maria Peregrina foram colocados pneus, formando uma barreira.

Pneus e plantio de árvores foram as soluções adotadas em conjunto pela Prefeitura e moradores na avenida Lênin, no Dom Pedro 1º.

Nos cinco ‘entulhódromos’ isolados nas zonas sul e leste em outubro e novembro, as equipes da Prefeitura já recolheram somente neste ano um total de 1.092 toneladas.

As ações adotadas vão reduzir consideravelmente o descarte de lixo e entulho, já que impedirão a entrada de caminhões e carros nas áreas.

Com estas medidas, a Prefeitura poderá liberar equipes e maquinário para outras frentes de trabalho, como capina, manutenção de vias públicas, conserto de calçadas e poda de árvore.

A Prefeitura orienta os munícipes a fazerem a destinação correta de lixo reciclável e entulho no PEV mais próximo de suas residências. O descarte de entulho em terrenos ou ruas é contra a lei (Lei Municipal 7815/09 e Lei Municipal 8206/10) e pode gerar multa de até R$ 15 mil.

Ações efetivas

Entre abril e setembro, já haviam sido fechados 10 entulhódromos nas zonas sul e leste, de onde foram recolhidos somente neste ano cerca de 3.000 toneladas de lixo antes do isolamento.

O fechamento está sendo acompanhado por rondas realizadas pela Guarda Civil Municipal, com o objetivo de coibir o descarte de lixo em locais inadequados.

PEV

No início do ano, a Prefeitura aprimorou o serviço e o atendimento à população nos 12 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos) instalados nas regiões central, sul, leste e norte da cidade. Com isso, mais pessoas estão utilizando o serviço e evitando o descarte de resíduos de entulhos em locais impróprios.

Estas melhorias implantadas pela atual Administração permitiram a abertura dos PEVs aos domingos, medida que teve início em 5 de novembro último, garantindo atendimento à população todos os dias da semana.

Os PEVs facilitam o dia a dia da população, contribuindo para que os resíduos de construções e de podas e capinas não sejam jogados na beira de córregos, em áreas verdes e outros terrenos da cidade, evitando a poluição e a contaminação do solo.

OS ENTULHÓDROMOS ISOLADOS

1.Praça Cambará (Jardim Universo)

Região: Leste

Entulho e lixo retirados neste ano: cerca de 60 toneladas