Encontro reúne professores em projeto de educomunicação
17/11/2017
O projeto contempla uma sequência de formações para a produção audiovisual envolvendo professores e alunos
O projeto contempla uma sequência de formações para a produção audiovisual envolvendo professores e alunos Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A primeira atividade do Projeto de “Educomunicação Socioambiental para o Programa Revitalização de Nascentes” em encontro com diretoras e orientadoras pedagógicas de escolas de ensino fundamental da rede municipal aconteceu nesta sexta-feira (17). O evento foi no Cefe (Centro de Formação do Educador), na av. Avenida Olivo Gomes, 250, Santana. 

O encontro marca a retomada das ações de educomunicação sociambiental, proposta pedagógica integrada ao Programa Revitalização de Nascentes e da Mostra de Vídeos produzidos por alunos, interrompida em 2014 após quatro edições. 

Esta nova etapa do Programa tem o apoio da Agevap (Associação Pró- Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), que disponibilizou o recurso de R$ 119 mil, provenientes da cobrança pelo uso da água, a partir de um edital em que a Prefeitura de São José dos Campos foi contemplada. 

O projeto contempla uma sequência de formações para a produção audiovisual envolvendo professores e alunos, que começará no início do ano letivo de 2018 e culminará com a realização da 5ª Mostra de Vídeos Ambientais do Programa Revitalização de Nascentes. A Mostra fará parte do calendário de atividades que irá compor Semana do Meio Ambiente, no mês de junho.

Durante o encontro foi apresentado o histórico do “Programa Revitalização de Nascentes”, que existe desde 2006, e o legado das ações de educação ambiental ao longo desse período, além do cronograma de atividades do projeto em 2018. 

Revitalização de nascentes

Desde 2006, o programa está revitalizando, desde 2006, 33 nascentes degradadas em áreas urbanas do município, com o plantio de mudas de árvores nativas da nossa região, recompondo a vegetação e a mata ciliar nas APPs (Áreas de Preservação Permanente).

O programa revitaliza e preserva nascentes que contribuem para a formação do rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 18 milhões de habitantes das cidades situadas ao longo do Vale do Paraíba, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo o abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 

No primeiro semestre de 2017 a Prefeitura promoveu o plantio de árvores nativas em cinco nascentes inseridas no Programa, localizadas nos bairros Jardim Pararangaba, Vista Verde e Jardim São Vicente, na zona leste, além de Jardim Satélite e Campo dos Alemães, na zona sul. As nascentes contribuem para formação dos córregos Pararangaba, Alambari, Veados, Ribeirão Vidoca e Senhorinha, afluentes do Rio Paraíba do Sul. As áreas receberam um total de 2.100 mudas nativas da região para o enriquecimento da biodiversidade vegetal. 

Revitalizar nascentes é garantir a água potável em quantidade e qualidade para muita gente.

Parcerias

Em boa parte das nascentes do Programa pode ser observada a mudança da paisagem com a vegetação reestabelecida, contudo o processo de revitalização é delicado, lento e enfrenta muitos desafios. As nascentes inseridas no ambiente urbano estão vulneráveis a atos de degradação, como o depósito irregular de lixo e entulho, a depredação das espécies e queimadas, entre outras interferências.

A escola sempre foi o principal canal de sensibilização do Programa Revitalização de Nascentes, com o envolvimento de estudantes e professores das escolas do entorno em todas as etapas de preservação, integrados a um programa pedagógico de educação ambiental. 

Empresas e organizações podem realizar a adoção de uma nascente do programa, se responsabilizando pelo plantio e conservação das áreas. Interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade pelo telefone 3947.8266.