São José recebe prêmio por trabalho com a primeira infância
17/11/2017

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos recebeu, nesta semana, em cerimônia realizada no Palácio de Justiça em São Paulo, um prêmio do concurso “Boas Práticas do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”, promovido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Instituto Alana.

O concurso teve o objetivo de reconhecer os trabalhos realizados por organizações públicas e privadas sem fins lucrativos integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, com foco na primeira infância (período de desenvolvimento infantil que vai até os seis anos de idade). As cinco experiências que mais destacaram foram honradas com placas de reconhecimento.

São José dos Campos foi premiada com o trabalho “O Cuidado com a Primeira Infância”, desenvolvido pelas secretarias de Saúde e de Educação e Cidadania. Também foram premiados trabalhos apresentados pelas cidades de Nova Odessa, Santos, Guarujá e Sumaré.

O presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, ressaltou que a área da infância e juventude é primordial e precisa de atenção permanente. “Reconhecer e disseminar as melhores práticas é fundamental. Quem atua com crianças e adolescentes tem que superar muitas adversidades, e sua dedicação faz a diferença”, disse durante a cerimônia.

Workshop 

“O Cuidado com a Primeira Infância” é um projeto intersecretarias – Secretaria de Educação e Cidadania e Secretaria de Saúde – que visa a sensibilização, capacitação e responsabilização dos profissionais da área de educação infantil e saúde para o reconhecimento das vulnerabilidades e dos sinais de alerta e “sintomas” de violência contra criança (primeira infância). A partir desta premissa, os profissionais devem desencadear ações para desenvolvimento integral da criança, cuidados em saúde e proteção social.

O projeto tem o objetivo de integrar os cuidados em saúde às ações da Educação Infantil alinhando às premissas do Marco Legal da Primeira Infância. Este projeto teve início em agosto deste ano. No dia 22 de novembro, das 8h às 12h, acontecerá 4º encontro temático, um workshop, no Teatro Univap, reunindo diretores e orientadores de escola, profissionais da rede de saúde, conselheiros tutelares e assistentes sociais.

Neste encontro será apresentado o Curso “Metodologias de Prevenção de Violência Sexual para crianças”, que será aplicado pela palestrante Caroline Arcari, pedagoga e especialista em educação sexual. As inscrições são limitadas e deveram ser pelo e-mail: dep.saude@sjc.sp.gov.br.