Arrastões já recolheram mais de uma tonelada de materiais
20/11/2017
Os agentes passam de casa em casa orientando e auxiliando os moradores a recolher todo o material que pode ser descartado Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realizou no último sábado (18), na região norte da cidade, o segundo arrastão de novembro de combate ao mosquito Aedes aegypti, onde foram recolhidos 720 kg de materiais inservíveis.

Trabalharam nesta operação 26 agentes de campo que visitaram 1.788 imóveis, sendo que em 1.197 houve trabalho efetivo. Os demais estavam fechados ou desabitados. Nos dois arrastões realizados em novembro foram visitados 3.057 imóveis e recolhidos 1.220 quilos de materiais inservíveis.

O objetivo dos arrastões é retirar o maior número possível de criadouros, recolhendo objetos que podem acumular água, além de fazer uma varredura contra o mosquito transmissor das arboviroses, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Os agentes passam de casa em casa orientando e auxiliando os moradores a recolher todo o material que pode ser descartado e aplicando larvicida em criadouros fixos. Um caminhão recolhe todo o material.

Na ação a Prefeitura não recolhe móveis, como sofás e camas. Apenas os criadouros, aqueles objetos que podem juntar água e, por isso, representam perigo por favorecer a proliferação do mosquito.

Campanha

O município aderiu à campanha "Todos Juntos Contra o Aedes aegypti", em atendimento à Resolução SS-84 de 29 de setembro de 2017, do Governo do Estado. Os arrastões fazem parte desta campanha, conforme acordo estabelecido junto à Sucen (Superintendência de Combate às Endemias) e a Vigilância Epidemiológica do Estado.