Abertura de gincana atrai cerca de 500 idosos no Centro de Juventude
20/11/2017
O evento contou com shows de dança com ritmos africanos, coreografias, vôlei, peteca, chute a gol e caminhada
O evento contou com shows de dança com ritmos africanos, coreografia, vôlei, peteca e caminhada Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

A abertura da primeira edição da Gincana da Melhor Maturidade reuniu, nesta segunda-feira (20), cerca de 500 idosos no Centro da Juventude, na região sul de São José dos Campos, vindos das quatro unidades das Casas dos Idosos (centro, leste, norte e sul) e dos núcleos de modalidades esportivas.

As atrações do evento ficaram por conta dos shows de dança com ritmos africanos e também uma apresentação das músicas de Michael Jackson com coreografias Intergeracionais com participantes da Casa Leste.

Depois de um sorteio,  os participantes foram divididos em equipes e duplas para as disputas de vôlei, peteca, chute a gol e caminhada.

Dona Isabel de Jesus, 71 anos, participa de quase todas as atividades esportivas da Casa do idoso Sul há 4 anos. “Competir faz parte das atividades, eu não gosto muito de ter que disputar com minhas colegas porque eu não as vejo como adversárias. Mas eu gosto muito de estar nas ações e encontros”, disse a participante que estava na equipe de vôlei.

Bene da Silva, 65 anos, e Josefina Buttini, 79 anos, formaram a dupla que venceu a primeira disputa de peteca. Com uma disposição invejável, elas jogaram dois tempos contra os atuais campeões da modalidade. “Eles treinam forte todo sábado, são os melhores na peteca e foi muito importante ganhar de 9 a 8. Foi um jogo bem puxado”,  afirmou dona Bene.

A orquestra da Policia Militar encerrou o evento com músicas clássicas. A Gincana da Melhor Maturidade é promovida pela Prefeitura e destinada às pessoas acima de 60 anos.

Programação

A programação da próxima quarta-feira (22) será realizada, simultaneamente, nas quatro unidades da Casa do Idoso. Cada local terá horário específico. Haverá aquecimento coletivo, grito de guerra de equipes (os grupos serão formados na hora), competições recreativas e caça ao tesouro.

O encerramento será na sexta-feira (24), na Casa do Idoso Sul, com um baile agitado pela banda Som da Terra e apresentação do concurso de Miss e Mister Idoso.

O objetivo da gincana é promover a interação entre as pessoas idosas e incentivar a prática de hábitos saudáveis. A gincana faz parte do programa Viver a Melhor Idade sem Traumas, que promove ações preventivas, educativas e recreativas.

Casas do Idoso

Centro

Rua Euclides Miragaia, 508, Centro

Leste

Rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde

Norte

Rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, Santana

Sul

Avenida Andrômeda, 2.601, Bosque dos Eucaliptos

Informações

156