Alunos do ensino fundamental fazem exposição sobre trânsito
20/11/2017
A exposição relatou boas práticas no trânsito e ações cotidianas que visam mudanças de atitudes
A exposição relatou boas práticas no trânsito e ações cotidianas que visam mudanças de atitudes Foto: Divulgação

Secretaria de Mobilidade Urbana

Nesta segunda-feira (20), a exposição sobre “Trânsito Seguro” dos alunos do 5º ano da Emef Prof. Homera da Silva Braga, no Jardim Morumbi, região sul de São José dos Campos, foi prestigiada por cerca de 500 estudantes de 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

A exposição relatou boas práticas no trânsito e ações cotidianas que visam mudanças de atitudes e a segurança de pedestres, motoristas e ciclistas. A atividade marca as ações finais do curso de formação de multiplicadores ministrado pela Ong Criança Segura. 

As maquetes e cartazes produzidos também fizeram uma homenagem ao Dia Mundial em Memória as Vítimas de Trânsito, celebrado no último domingo (19). 

Segundo a professora Sônia Soares de Jesus, que trabalhou em parceria com os alunos do 5º ano para a implementação dessa dinâmica, o trabalho influenciou práticas seguras no trânsito. “Esse projeto contagiou os alunos e envolveu também a comunidade nas melhorias no trânsito”, disse.

O aluno Felipe, 11 anos, achou muito interessante participar desse projeto. “Podemos ensinar as crianças menores a ter respeito no trânsito e andar sempre com segurança. Com o trabalho, passamos uma mensagem do que é certo ou errado no trânsito”, afirmou.

Criança Segura

A atividade integra o cronograma de atividades previstas no convênio com o Governo do Estado e a Organização Não Governamental, Safe Kids, cuja proposta é formar profissionais para atuarem como multiplicadores na prevenção de acidentes envolvendo crianças. 

As ações do programa Criança Segura são realizadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana em parceria com as secretarias de Educação e Cidadania e Proteção ao Cidadão. 

Em setembro, educadores de trânsito, professores e guardas civis iniciaram um curso por meio da metodologia EAD (Ensino a Distância).

O conteúdo foi ministrado em oito aulas com a finalidade de desenvolver um plano de ação junto a estes profissionais para multiplicar a mensagem educativa na comunidade onde atuam. Nesta fase são colocadas em prática todas as instruções do curso.

Programação

Dia 21 – Emef Prof. Maria Aparecida dos Santos Ronconi – Monte Castelo: mobilização na porta da escola sobre trânsito seguro

Dia 21 – Emef Prof. Sônia Maria Pereira da Silva - Parque Novo Horizonte: apitaço em alerta aos pais sobre comportamento seguro no trânsito

Dia 22 - Emef Álvaro Gonçalves- Passeata pelos arredores da escola com cartazes, placas e panfletos educativos sobre trânsito

Dia 30 – Emef Prof. Moacyr Benedicto de Souza – Campo dos Alemães: apresentação de “stop motion” sobre o dia a dia no trânsito