Serviços em praças e áreas verdes são intensificados
22/11/2017
Nesta semana, os trabalhos de limpeza e jardinagem foram na praça Sinésio Martins, região centro Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Manutenção da Cidade, intensificou os serviços de conservação e jardinagem em praças e áreas verdes da região central e dos bairros.

O objetivo é tornar as praças mais bonitas e agradáveis, atraindo as famílias e frequentadores de todas as idades.

Até a próxima sexta-feira (24), serão concluídos os trabalhos de corte de grama, poda de plantas ornamentais (as chamadas cercas vivas), plantio de flores nos canteiros, adubação dos jardins e aplicação de produtos contra pragas e doenças que atingem gramados, árvores e plantas ornamentais da praça Sinésio Martins, no Jardim Esplanada (região central), e da praça Rubens Castilho, no Jardim Estoril, na zona sul.

Esta última área de lazer foi recentemente reurbanizada através do programa Minha Praça de Volta em um projeto piloto das secretarias de Urbanismo e Sustentabilidade e de Manutenção da Cidade, que englobou a formação de canteiros orgânicos, plantio de árvores, horta comunitária e compostagem de resíduos vegetais, entre outras boas práticas sustentáveis adotadas em parceria com  a comunidade e com alunos da rede municipal.

A partir da próxima segunda-feira (24), os serviços de manutenção e jardinagem serão realizados na praça Ulysses Guimarães, no Jardim Aquarius, na região oeste.

Estas três áreas de lazer já receberam na semana passada trabalhos de capina geral.

Centro embelezado

No começo de dezembro, o mutirão de jardinagem chegará às praças Afonso Pena, Cônego Lima, do Sapo, São Benedito e São João Bosco, todas na região central.

Em outra frente de trabalho, também no início do próximo mês as equipes da Prefeitura vão plantar novas flores nas jardineiras existentes nas ruas 15 de Novembro, Siqueira Campos e Sebastião Humel, no calçadão da rua 7 de Setembro e na avenida João Guilhermino, na região central, locais de grande fluxo de pessoas e veículos e de comércio popular.

Estas ações também fazem parte dos preparativos de São José para a chegada do verão, das festas de fim de ano e das férias de janeiro, tornando a cidade mais bonita e atraente para os munícipes e visitantes.

Minha Praça

Por meio do programa Minha Praça de Volta, implantado pela atual gestão, já foram reurbanizadas desde março último um total de 10 áreas de lazer. O programa tem por objetivo cuidar de toda a manutenção das praças para que sejam locais agradáveis e seguros às comunidades, recuperando áreas abandonadas, principalmente dos bairros mais distantes, para que as famílias voltem a frequentar estes locais com tranquilidade.

Foram revitalizadas as praças José Marcelino de Souza e Darci Ribeiro, no bairro Jardim São José 2, duas áreas públicas no Frei Galvão, o Parque Alambari e a praça do Pousada do Vale, todas na zona leste.

Na zona sul, a Prefeitura recuperou a praça localizada às margens do córrego Senhorinha, entre os bairros Campo dos Alemães e Dom Pedro 2º, a praça Pireu (Jardim Satélite) e a praça Rubens Castilho (Jardim Estoril). Já na zona sudeste, foi reurbanizado o Parque Caminho das Garças, que fica no Putim.

Até o final deste mês, começará a revitalização do Parque Ayrton Senna, no Parque Interlagos, onde a Prefeitura já concluiu a limpeza do lago, retirando 2.400 toneladas de lixo. Será a 11ª área reurbanizada somente neste ano.