Adesão ao Programa São Paulo Contra o Racismo facilita denúncia
22/11/2017
A cerimônia ocorreu no Paço, nesta quarta (22), e contou com a presença de cerca de 70 pessoas Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A prefeitura de São José dos Campos assinou o Termo de Adesão ao Programa São Paulo Contra o Racismo. A cerimônia ocorreu no Paço Municipal na tarde desta quarta-feira (22) e contou com a presença de aproximadamente 70 pessoas.

Com essa medida, a Prefeitura poderá enviar diretamente para a Secretaria de Justiça do Estado as denúncias de discriminação racial, que serão encaminhadas à Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena.

O programa foi lançado pelo Governo do Estado na última segunda (20) – Dia Internacional contra a Discriminação Racial.

Para a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão de São José dos Campos, a adesão ao programa estadual constitui uma forma de melhor organização e articulação voltadas à implementação do conjunto de políticas e serviços para superar as desigualdades raciais na cidade.

O objetivo é de garantir, especialmente à população negra, a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação e as demais formas de intolerância. Além disso, promover a capacitação permanente de agentes públicos, servidores e profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social, segurança e justiça.

Como formalizar uma denúncia de racismo

•Entrar no site da Secretária da Justiça e Defesa da Cidadania: justica.sp.gov.br

•Clicar no logo São Paulo Contra o Racismo ou no link DENUNCIE.

•Depois de concluído o preenchimento do formulário, será gerado um número de protocolo, com o qual a vítima poderá acompanhar o andamento por meio do link http://www.ouvidoria.sp.gov.br/portal/Acompanhamentos

Semana da Consciência Negra

Durante toda esta semana, estão previstas palestras, apresentações, tributo a Zumbi dos Palmares, oficina de turbantes e rodas de samba. Todos os eventos serão gratuitos e abertos à comunidade em geral.

23 de novembro

Às 11h –Unifesp – São José dos Campos (Av. Cesare Mansueto Guiliu Lattes, 1201, Eugênio de Melo)

Oficina: Escrita de Si (Experiência e Vivências) – Prof. Dra Elizabete Pinto

Dia 25 de novembro

Local: Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América)

Das 14h às 20h - Celebração da Cultura Afro

•Puxada de Rede e Capoeira - Grupo Centro Cultural Escravo Senzala

•Maracatu - Grupo Maracatu Baque Aguai

•Jongo - Grupo Mistura da Raça

•Participação Especial: Arte nas Ruas (Malabares) - FCCR

•Exposição: Homenagem a Literatura Negra Brasileira – Criação e Curadoria Mariane Helena, escritora negra e joseense, autora de 06 livros, comendadora de literatura, cronista, poetisa, colunista (blogs e revistas)

•Criação Literária e Artística– Sandro Cuesta. Negro, cubano. Membro da Academia Joseense de Letras e Rafael Balseiro Zin, sociólogo e pesquisador.

•Turbantes – Projeto Nega Black/ Sou Linda

•Estética Negra – Grupo Melanina do Vale e Raízes Hair