Usuários aprovam reforma e implantação da UBS Resolve
23/11/2017
Além do início do programa UBS Resolve, a unidade da Vila Paiva foi ampliada em 180 metros quadrados Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

A coleta para exames laboratoriais começou a ser realizada nesta quinta-feira (23) na Unidade Básica de Saúde da Vila Paiva (região norte), a 7ª da rede de saúde de São José dos Campos a receber o programa UBS Resolve. Os primeiros pacientes agendados começaram a fazer a coleta por volta de 7h30 e aprovaram a iniciativa da Prefeitura.

É o caso do operador de caixa Nicolas Faria de Aquino, 25 anos, morador da Vila Paiva. Segundo ele, a medida facilita muito para a população, que não terá mais que se deslocar para um posto de coleta do laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura. “Não precisa mais sair do bairro, ajuda muito para que tem dificuldades de locomoção”, afirmou.

A dona de casa Maria da Conceição, 57 anos, moradora Jardim Boa Vista, também gostou da novidade. “Agora está perto de casa, não precisa mais pegar ônibus”, disse.

Unidade ampliada

Além do início do programa UBS Resolve, a unidade da Vila Paiva foi ampliada em 180 metros quadrados, recebendo 4 novos consultórios, 1 sala de coleta para exames laboratoriais, sala de atividades coletivas, dois sanitários para o público, dois vestiários, entre outras melhorias.

A conselheira do CGU (Conselho Gestor da Unidade), Maria Angélica Gomes, lembrou o empenho da comunidade e dos servidores para a ampliação da unidade. “Ao lado funcionava um salão de festas todo quebrado. A UBS era pequena para atender quase 18 mil usuários cadastrados. A comunidade e os funcionários se uniram para anexar o salão à UBS. Agora, ganhamos uma unidade nova e o programa UBS Resolve. Foi um grande conquista para todos”, disse.

O prédio começou a ser reformado em dezembro do ano passado, ao custo de R$ 236.045 -- recurso proveniente de emenda parlamentar.

A UBS da Vila Paiva possui três equipes do programa Estratégia Saúde da Família e conta com 3 médicos generalistas, 1 pediatra e 1 ginecologista. Com o programa UBS Resolve, estão previstos cerca de 10.000 procedimentos por mês.

Próxima UBS Resolve

A unidade do Novo Horizonte, na região leste, que está sendo reformada, será a próxima a receber o programa UBS Resolve. Depois de concluída a obra, esta UBS deverá a ser a maior da rede.

Unidades onde o UBS Resolve está presente

•Eugênio de Melo