Recuperação da passarela dá mais segurança aos pedestres
23/11/2017
A passarela corria risco de desabamento, já que sua estrutura foi danificada devido à erosão causada pelas chuvas fortes dos últimos dias Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, nesta quinta-feira (23), a recuperação da cabeceira da passarela de madeira da rua Taru, no Jardim Oriente, na zona sul. O trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade e tem como objetivo garantir mais segurança aos pedestres e ciclistas.

A passarela, que tem 15 metros de extensão, possui importância estratégica, já que faz a ligação do bairro com o Bosque dos Eucaliptos. Como é um serviço complexo, a previsão é de que seja concluído em até um mês.

A passarela corria risco de desabamento, já que sua estrutura foi danificada devido à erosão causada pelas chuvas fortes dos últimos dias. Com isto, as tubulações de concreto se romperam.

Para a recuperação, será utilizado um sistema feito com gaiolas de gabião, que é um tipo de estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência, feito com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas e construídos manualmente. No local, serão implantados 15 metros de gabiões para reforço da estrutura da passarela.

As tubulações de concreto também serão refeitas pelas equipes da Prefeitura. Na lateral da passarela, na rua Taru, será realizada ainda manutenção nas galerias de águas pluviais, também afetadas pelas chuvas recentes.

Monitoramento

A Prefeitura tem monitorado as 45 pontes e 16 passarelas de madeira existentes no município com o objetivo de identificar com mais rapidez a necessidade de melhoria das estruturas para garantir mais segurança para motoristas e pedestres.

Nesta sexta-feira (24), será concluída a recuperação das encostas do córrego Vidoca, nas proximidades da ponte da rotatória do Colinas, na zona oeste. No local, foram  reconstruídos dois muros de contenção de gabião, com implantação de 100 metros desta estrutura reforçada no local.

Também está em andamento a recuperação das cabeceiras da ponte que dá acesso à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Lavapés, no bairro Vila César, na zona norte.

Nesta mesma região, desde março a Prefeitura substituiu três pontes de madeira por aduelas de concreto na Estrada Municipal do Guirra e trocou as madeiras da ponte da Estrada Municipal do Turvo.

Já na zona sul, foi realizada manutenção na ponte de madeira do Jardim República, que dá acesso à Estrada do Varadouro, na divisa com o município de Jacareí. No final de julho, também foram refeitos corrimãos e trocadas tábuas de madeira em passarelas no Bom Retiro (leste) e sobre o córrego Senhorinha, na zona sul.

Na zona sudeste, foram recuperadas as cabeceiras de duas pontes: a que liga o Santa Júlia ao Putim e a do Jardim Pernambucano.