Proposta de orçamento 2018 será debatida na Câmara
23/11/2017
O Gabinete do Prefeito teve uma redução significativa de cerca de 97% em relação ao orçamento de 2017, que era de R$ 22 milhões Foto: PMSJC

Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

Representantes da Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças da Prefeitura apresentam, nesta sexta-feira (24), aos vereadores da Câmara Municipal, informações do orçamento do município para 2018.

Com o novo orçamento, a Prefeitura estima arrecadar R$ 2,34 bilhões. O investimento total previsto é de R$ 173,5 milhões. Na área de mobilidade urbana, as principais obras previstas para início em 2018 são: Via Cambui (R$ 90,4 milhões) – investimento BID , Ponte Maria Peregrina (R$ 14,92 milhões), Rotatória do Gás  (R$ 2,9 milhões) e demais projetos e obras do sistema viário e cicloviário ( R$ 7,7 milhões).

No setor de obras, as principais são: Drenagem do Jd. Augusta – Investimentos BID (R$ 8,26 milhões), Creche do Pinheirinho dos Palmares (R$ 7,61 milhões).

Para a área da Saúde e Educação, estão previstos R$ 10 milhões para construções, reformas e ampliações de unidades.

Secretarias municipais

Com a reestruturação das secretarias municipais, passando de 24 pastas para 14, o orçamento previsto estabelece valores conforme alguns exemplos: Saúde (R$ 691,9 milhões), Educação e Cidadania (R$ 579,1 milhões), Gestão Habitacional e Obras (R$ 101,2 milhões), Apoio Social ao Cidadão (R$ 86,6 milhões), Manutenção da Cidade (R$ 190,6 milhões) e Mobilidade Urbana (R$ 101,1 milhões).

Destaca-se, que o Gabinete do Prefeito teve uma redução significativa de aproximadamente 97% em relação ao orçamento de 2017, que era de R$ 22 milhões.

A Fundhas e a Fundação Cultural totalizam (R$ 86,7 milhões). Para a Câmara Municipal estão previstos (R$ 59,13 milhões).

De acordo com o projeto, a Prefeitura estima arrecadar R$ 876 milhões provenientes do repasse do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), R$297,8 milhões do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) e R$ 211,1 milhões referentes ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

O Orçamento foi decorrente de prioridades do município com base nas audiências públicas realizadas em todas regiões da cidade durante este ano para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA) 2018. Ao todo, cerca de 400 pessoas entre lideranças de bairros e moradores participaram das audiências.