Vila Industrial e Vista Linda recebem arrastão de combate à dengue
24/11/2017
O objetivo dos arrastões é retirar o maior número possível de criadouros, recolhendo objetos que podem acumular água
O objetivo dos arrastões é retirar o maior número possível de criadouros, recolhendo objetos que podem acumular água Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Saúde

O terceiro e último arrastão de combate ao mosquito Aedes aegypti programado para este mês de novembro acontece neste sábado (25), nos bairros Vila Industrial e Vista Linda, região leste de São José dos Campos.

Estarão trabalhando nesta ação 28 agentes de campo, promovendo a retirada do maior número possível de criadouros. Eles também irão coletar todas as larvas que porventura sejam encontradas, para abaixar ainda mais o grau da infestação do vetor das arboviroses.

No trabalho deste sábado, serão visitadas 57 quadras, com estimativa de vistoriar 2.698 imóveis. Nos dois arrastões realizados em novembro foram visitados 3.057 imóveis e recolhidos 1.220 quilos de materiais inservíveis.

O objetivo dos arrastões é retirar o maior número possível de criadouros, recolhendo objetos que podem acumular água, além de fazer uma varredura contra o mosquito transmissor das arboviroses, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Os agentes passam de casa em casa orientando e auxiliando os moradores a recolher todo o material que pode ser descartado e aplicando larvicida em criadouros fixos. Um caminhão recolhe todo o material.

Na ação a Prefeitura não recolhe móveis, como sofás e camas. Apenas os criadouros, aqueles objetos que podem juntar água e, por isso, representam perigo por favorecer a proliferação do mosquito.

Campanha

O município aderiu à campanha "Todos Juntos Contra o Aedes aegypti", em atendimento à Resolução SS-84 de 29 de setembro de 2017, do Governo do Estado. Os arrastões fazem parte desta campanha, conforme acordo estabelecido junto à Sucen (Superintendência de Combate às Endemias) e a Vigilância Epidemiológica do Estado.