Prefeitura e PM montam esquema de segurança para a região central
24/11/2017
Mais de 100 policiais militares, além do apoio da GCM (Guarda Civil Municipal), estarão nas ruas durante o período de compras para o Natal
Mais de 100 policiais militares, além do apoio da GCM (Guarda Civil Municipal), estarão nas ruas durante o período de compras para o Natal Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos e a Polícia Militar prepararam um forte esquema de segurança na região central e nos principais corredores comerciais. A ação começou a funcionar desde a última sexta-feira (24), com a Atividade Delegada. Mais de 100 policiais militares, além do apoio da GCM (Guarda Civil Municipal), estarão nas ruas durante o período de compras para o Natal.

A iniciativa integra o “São José Unida - Segurança e Inteligência”, força-tarefa montada pela Prefeitura em parceria com os principais órgãos de segurança pública do município para a troca de informações, alinhamento de estratégias e compartilhamento de recursos, a fim de garantir mais segurança à população. 

Os policiais também atuarão durante toda a programação do Natal Iluminado, incluindo a chegada do Papai Noel, que será nesta sexta-feira (24), às 19h30, na praça dr. João Mendes; as atrações da Casa do Papai Noel, as carreatas programadas e os shows musicais ao longo do mês. 

Neste período, em que a movimentação de pessoas no comércio é mais intensa, o COI (Centro de Operações Integradas) também vai ampliar o monitoramento com o apoio da Polícia Militar e Polícia Civil.  

A GCM vai atuar como reforço à Atividade Delegada, além de realizar suas atividades de rotina no município, para garantir a preservação de prédios e áreas públicas.

São José Unida

Desde que o “São José Unida - Segurança e Inteligência” foi implantado, a cidade implantou diversas ações de melhorias, garantindo mais segurança à população. Entre as iniciativas estão a implantação do sistema do COI na Polícia Civil, instalou 20 novas câmeras de monitoramento em todas as regiões, incluindo a região centro, e realizou diversas operações contra o fluxo e a perturbação de sossego, com a criação da “Patrulha da Perturbação do Sossego”. 

Integram essa força-tarefa a Guarda Civil Municipal, fiscais de posturas municipais e agentes de trânsito, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Estadual e  Polícia Rodoviária Federal.