Líder, São José dos Campos decide título em quatro modalidades
24/11/2017
A delegação joseense atingiu nesta sexta (24) a marca de 208 pontos, mantendo quase a mesma vantagem do dia anterior para a 2ª colocada Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Há exatos dois dias do fim da 81ª edição dos Jogos Abertos do Interior no Grande ABC, São José dos Campos figura mais líder do que nunca no ranking geral entre cidades.

A delegação, atual campeã dos Jogos Regionais e que é apoiada pela Prefeitura, atingiu nesta sexta-feira (24) a marca de 208 pontos, mantendo quase a mesma vantagem do dia anterior para a segunda colocada que, após dois dias, voltou a ser São Bernardo do Campo, com 138 pontos. São José do Rio Preto vem logo em seguida, com 119.

Quatro modalidades decidem títulos nesta sexta: damas, kickboxing, tênis de campo e tênis de mesa. O primeiro já garantido é o do tênis de mesa masculino, que com a vitória de quinta-feira (23) sobre o elenco de Bauru, conquistou o título geral antecipadamente, sem perder nenhuma partida por equipes. O caneco no feminino será decidido hoje.

O elenco de tênis de mesa de São José dos Campos é formado por: Guilherme Spinelli, Jeff Yamada, Eric Mansini, Henrique Narita, Eduardo Tomoike, Alan Balthazar, Sara Vicentin, Karin Fukushima, Maira Ranzeiro, Jessica Prates e Mônica Mine.

Nas damas, em quatro rodadas, São José perdeu apenas em um tabuleiro no torneio todo e nesta quinta deixou Assis pelo caminho, vencendo por 9 a 1. Basta um empate nesta sexta com São Bernardo do Campo, rival direto na briga pelo primeiro lugar, para soltar o grito de campeão.

Por fim, o tênis de campo, tanto no masculino quanto no feminino, já tem uma medalha garantida de cada lado. Comandados por Fernando Roese, os atletas bateram os adversários de Araçatuba, entre os homens, e Bragança Paulista, no torneio das mulheres, na quinta-feira e chegaram diretamente as finais desta sexta.

No masculino, Felipe Alves Meligeni venceu Antônio Felipe por duplo 6/0 e Igor Marcondes também derrotou João Carani por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/0. Pelo feminino, Eduarda Piai venceu a rival Salete Campos por duplo 6/0 e Gabriela Sé ganhou deixou pelo caminho a tenista Melissa Silva, vencendo por 6/3 e 6/0.

Os duelos, que estão ocorrendo no São Bernardo Tênis Clube, em São Bernardo do Campo, são contra São Bernardo do Campo (masculino) e Piracicaba (feminino).

Rumo aos títulos

Outras equipes também se destacaram no sétimo dia de disputas. Uma delas foi o time de futebol feminino comandado por Márcio Oliveira. Após estreia morna num empate com o Araraquara, São José deslanchou e aplicou um chocolate sobre Itú: 7 a 1.

Os gols foram marcados por Luize Nery (2), Lia, Carlinha, Nathy Rodrigues, Karol Lins e Sâmia. Nesta sexta-feira, as joseenses encaram Ourinhos em confronto válido pelas quartas de final.

O atletismo, que iniciou as competições no Centro de Atletismo Arena Caixa, em São Bernardo, faturou quatro medalhas (duas pratas e dois bronzes) nas provas de salto com vara, revezamento 4x100m, salto em distância e 5000m rasos. As disputas continuam nesta sexta.

As duas equipes de handebol, masculina e feminina, também seguem em busca do título e têm compromissos hoje contra Andradina (homens) e Santo André (mulheres). Ontem, as vítimas foram Sertãozinho e Campinas. As meninas comandadas por Chico Silva derrotaram as campinenses por 27 a 9. Os rapazes, por sua vez, golearam Sertãozinho por 38 a 8.

Na bola ao cesto, o masculino estreia contra Americana, às 13h30, e o feminino faz o segundo duelo da chave meia hora depois, contra Santo André.

Os Jogos

São José dos Campos está no Grande ABC com uma delegação de 582 pessoas, sendo 506 atletas e o restante composto por técnicos, dirigentes, corpo médico e pessoal de apoio. A comitiva está alojada na escola estadual Senador João Galeão Carvalhal, na cidade de Santo André.

Para esta edição, São José conseguiu classificação de 47 equipes em 27 das 32 modalidades que serão disputadas, por meio dos Jogos Regionais de Caraguatatuba. Dos elencos, 42 estão na primeira divisão e cinco na segunda. Haverá disputas nas categorias sub-21 e livre.

A cidade tem representação no atletismo, atletismo ACD, badminton, basquetebol, biribol, boxe, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, kickboxing natação, natação ACD, skate street, taekwondo, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.

Todas as informações dos Jogos Abertos do Grande ABC, como boletins, calendário e comunicados oficiais estão disponíveis na página oficial do evento e no aplicativo "Jogos do Grande ABC" para dispositivos móveis. Mais informações e fotos: www.sjc.sp.gov.br/jogosabertos