Criador da Árvore de Livros visita escola da rede municipal
24/11/2017
O empresário João Braga Leal foi recebido com aplausos e muitos sorrisos para um bate-papo com os alunos Foto: PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Alunos do 3º ano do ensino fundamental da Emef Ildete Mendonça Barbosa, região sul de São José dos Campos, receberam nesta sexta-feira (24) a visita do o criador da ‘Árvore de Livros’ - plataforma digital utilizada pelas escolas da rede municipal que oferece mais de 10 mil títulos aos estudantes.

O empresário João Braga Leal foi recebido com aplausos e muitos sorrisos para um bate-papo com os alunos. Além dos elogios, os alunos sugeriram também melhorias, como a alteração da fonte em alguns títulos para facilitar a leitura.

“Estou muito feliz em conhecê-lo pessoalmente. Tenho aprendido muito com a Árvore de Livros, além de passar o tempo fazendo o que eu mais gosto, que é ler. Tenho muitos livros em casa e meus preferidos são os gibis”, disse a aluna Maria Fernanda de Oliveira, 9 anos.

O encontro também foi emocionante para Leal. “Acompanhar de perto os alunos e receber um feedback deles sobre o uso da ferramenta é maravilhoso. É a comprovação de que algo feito com tanto carinho está dando certo. Não tenho palavras para expressar o tamanho da minha felicidade”, disse.

A plataforma

A Árvore de Livros é disponibilizada aos alunos do ensino municipal por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria de Educação e Cidadania e a Fundação Lemann, com custo zero para a Prefeitura.

De acordo com a faixa etária de cada classe e da intenção pedagógica do professor, é possível recomendar livros para leitura e desenvolver atividades dentro da ferramenta. Ao final, é emitido um relatório que indica os livros acessados por cada aluno, o tempo de leitura e o desempenho nas atividades propostas.

Para acessar a Árvore de Livros, os alunos recebem login e senha individuais. Os livros podem ser baixados no computador ou celular com acesso à internet. Em casa, a ferramenta estimula também a leitura em família.