Tiro de Guerra forma 100 atiradores neste sábado
24/11/2017
Em setembro passado, cerca de 300 pessoas participaram da festa em comemoração aos 99 anos com a participação da comunidade e autoridades civis e militares
Em setembro, cerca de 300 pessoas participaram da festa em comemoração aos 99 anos Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

O Tiro de Guerra (TG) de São José dos Campos realiza, neste sábado (25), a formatura dos 100 atiradores com um cerimônia especial a partir das 19h, em sua sede na Vila Industrial, na zona leste do município. Cerca de 550 pessoas, entre convidados e familiares, participarão do evento. 

A solenidade também servirá para a troca de sargento. O cargo de Alex Sandro Madeira de Oliveira, 1º sargento responsável pela unidade para a formação da reserva do Exército Brasileiro em São José neste ano, será transmitido para o sargento Ailton César de Sales. 

Durante o evento de encerramento da turma de 2017, o Tiro de Guerra entregará diplomas para os melhores jovens nas categorias atirador, combatente, aptidão físico e o destaque geral, além de outras homenagens. 

Segundo a organização do evento, o jantar que será servido aos formando e convidados foi resultado do trabalho de pais, familiares e amigos, que arrecadaram dinheiro ao longo do ano por meio de diversas atividades e eventos particulares.  

Centenário

No próximo ano, o TG de São José, que mantém convênio com a Prefeitura por meio da Secretaria de Proteção ao Cidadão fornecendo instalações, apoio e serviços como a  manutenção do prédio, completará 100 anos.

Em setembro passado, cerca de 300 pessoas participaram da festa em comemoração aos 99 anos com a participação da comunidade e autoridades civis e militares. A solenidade contou com a apresentação da tradicional banda do 6º Batalhão de Infantaria Leve, de Caçapava.

Na ocasião, um antigo atirador da turma de 1938 e ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, Jarbas Dias Ferreira, de 95 anos, morador de São José, foi homenageado.

Trabalho social

O Tiro de Guerra é uma organização militar responsável pela formação da reserva do Exército Brasileiro e subordinado ao Ministério da Defesa. Os jovens selecionados para servirem no Tiro de Guerra recebem treinamento militar, instrução com ênfase ao culto e amor à pátria, a cidadania e ao Civismo. Desenvolvem diversos trabalhos sociais visando sempre o bem estar da sociedade.

Neste ano, os atiradores formandos ajudaram nas campanhas do agasalho, da dengue e no auxílio à Defesa Civil no combate a enchentes e queimadas, por meio de ações em conjunto da Prefeitura.