Evento apresenta pesquisas científicas ambientais
24/11/2017
O objetivo foi promover o diálogo entre pesquisadores, servidores públicos e atores sociais, dando visibilidade aos projetos Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Na manhã desta sexta-feira (24) aconteceu o 1º Seminário “Biodiversidade, Recursos Hídricos e Qualidade de Vida na Área Urbana: Diálogos entre Poder Público, Universidades e Institutos de Pesquisa, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos com o apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam). O evento foi realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador).

Participaram do encontro representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe, Universidade Federal de Itajubá - Unifei, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp, Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ e Universidade do Vale do Paraíba - Univap.

O objetivo foi promover o diálogo entre pesquisadores, servidores públicos e atores sociais, dando visibilidade aos projetos e identificando oportunidades de parceria com a agenda ambiental municipal.

As instituições apresentaram uma síntese das pesquisas ambientais desenvolvidas na região e os principais resultados já alcançados. Dentre as iniciativas está o Projeto Cachoeiras, expedição que promoveu a união do esporte e da ciência para analisar as águas do Rio Paraíba do Sul, além de dar início a um processo de educação socioambiental com as comunidades ribeirinhas. O projeto integra pesquisadores do Inpe, Unifei, Unesp e o atleta de canoagem Pedro Oliva.

Também foram apresentadas as pesquisas da faculdade de engenharia ambiental da Unesp junto aos programas municipais de Revitalização de Nascentes e Pagamento por Serviços Ambientais, que envolvem monitoramento hidrológico.

O estudo das camadas de turfa no Vale do Paraíba, coordenado por pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do Inpe, que está em andamento, também foi apresentado durante o evento.

O Instituto Ipê abordou a importância do planejamento urbano que incorpore a temática ambiental e promova a mudança da paisagem urbana com a ampliação das áreas verdes, sinalizando caminhos para esta transformação.

Já a Universidade do Vale do Paraíba trouxe a reflexão sobre a necessidade de integração entre o conhecimento produzido pelas diversas instituições, estabelecendo uma interface com o poder público e tendo como princípio a prestação de serviço à comunidade.

Para a professora do curso de engenharia ambiental da Unesp, Fabiana Fiore, o evento celebra um espaço de diálogo importante. “Além de ensinar, é papel da universidade desenvolver a pesquisa e extensão e dentro deste viés o poder público pode fazer a ponte para que as instituições prestem esse serviço à sociedade”, destacou.

Para o pesquisador do Inpe, Dr. Felipe Pacheco, o evento contribui para a abertura das instituições. “Esses momentos nos ajudam a cumprir efetivamente nosso papel de pesquisador, que é levar o conhecimento científico produzido para a comunidade”, afirmou.

A professora da Unesp, Liliam Medeiros, que coordena as ações de educação socioambiental do Projeto Cachoeiras com os alunos de engenharia ambiental, destacou a importância de formar profissionais com o olhar social. “Por meio deste trabalho realizamos uma parceira muito boa com as escolas e com a Secretaria de Educação de São José do Campos, aproximamos os universitários às comunidades, e isso tem inspirado e aberto perspectivas tanto para os jovens, como para as crianças e seus professores.

A Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade fechou o evento destacando os eixos de atuação da pasta e os projetos ambientais que tem o componente de inovação e são potencialmente interessantes para a parceria com as universidades e os institutos de pesquisa, em prol da sociedade.