7º encontro do Party reúne estudantes da região sudeste
24/11/2017
Durante o encontro, realizado no Hospital Municipal, 50 estudantes com idade entre 16 e 18 anos  participaram de um bate-papo com profissionais
Durante o encontro, realizado no HM, 50 estudantes com idade entre 16 e 18 anos participaram de um bate-papo com profissionais Foto: Divulgação

Secretaria de Mobilidade Urbana

Nesta sexta-feira (24), alunos do 2º ano do ensino médio da escola estadual Prof. Nilce Conceição, localizada no Jardim São Leopoldo, região sudeste de São José dos Campos, participaram do Party, projeto voltado à prevenção de traumas no trânsito relacionados, principalmente, à mistura de álcool e direção na juventude.

Durante o encontro, realizado no Hospital Municipal, 50 estudantes com idade entre 16 e 18 anos  participaram de um bate-papo com profissionais de Saúde e Agentes de Trânsito da Prefeitura, Polícia Militar, por meio do programa Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Grau (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências), Corpo de Bombeiros e Polícias Rodoviária Federal e Estadual.

Durante as apresentações, foram tratados assuntos como álcool e direção, uso do cinto de segurança e celular, entre outros fatores de risco presentes nas ocorrências de trânsito envolvendo jovens. Os adolescentes também participaram de visitas à área de atendimento do Hospital Municipal e Centro de Reabilitação Lucy Montoro, onde os alunos puderam vivenciar as consequências de um acidente de trânsito.

Desde o lançamento do programa, aproximadamente 300 estudantes de escolas públicas e particulares participaram dos encontros.

O programa

O programa Party surgiu no Canadá e está no Brasil desde 2008, quando foi implantado em Ribeirão Preto (SP). A partir daí, se expandiu para outras duas cidades paulistas, Sorocaba e Campinas, e Vitória (ES). Em 2013, tornou-se Party Brasil, vinculado à Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait).

São José é a primeira cidade do Vale do Paraíba a integrar o Party Brasil. No ano de 2016, quase 50% das vítimas graves com traumas de trânsito, encaminhadas ao Hospital Municipal tinham entre 14 e 29 anos.