Pacientes recebem as primeiras cadeiras motorizadas após 4 anos
27/11/2017
Nesta segunda (27), foram entregues 3 cadeiras de banho e as primeiras 13 cadeiras motorizadas a pacientes que aguardavam desde 2013 Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Saúde

Pacientes com necessidades especiais, familiares, profissionais da saúde e autoridades se reuniram na manhã desta segunda-feira (27) no auditório do Centro da Juventude para o prosseguimento de entrega das 193 cadeiras de rodas adquiridas pela Prefeitura de São José dos Campos.

Na ocasião, foram entregues 3 cadeiras de banho e as primeiras 13 cadeiras motorizadas. A maioria dos pacientes aguardava pelo equipamento desde 2013, quando a distribuição parou de ser feita pelo Governo do Estado.

Os 193 equipamentos irão beneficiar 153 pacientes. O investimento da Prefeitura é de R$ 535,4 mil, beneficiando adultos e crianças. Os demais 167 equipamentos já comprados serão entregues até o final deste ano, conforme liberação dos fornecedores.

Nesta primeira etapa foram entregues 22 equipamentos, sendo 13 cadeiras motorizadas, 1 cadeira não motorizada e 8 cadeiras de banho. Todos os pacientes beneficiados são atendidos nas unidades de reabilitação da Secretaria de Saúde.

Beneficiados

Sandra Fátima da Silva Alves, 33 anos, recebeu sua primeira cadeira de rodas motorizada. Ela estava na fila há quase dois anos para realizar a transição para esse novo equipamento. Com a nova cadeira, ela espera ter uma grande melhoria em sua mobilidade e independência.

“Eu tenho minhas coisas para fazer fora, sou casada, quero conseguir fazer mercado, pagar minhas contas sozinha e com essa nova cadeira espero ter essa liberdade e não ficar dependendo de outra pessoa”.

Outra beneficiada foi Matilde de Oliveira Watanabe, 53 anos, que fez o pedido do equipamento há quatro anos e estava sem expectativas de recebê-lo. Com a notícia das compras das cadeiras, ela se surpreendeu quando foi chamada rapidamente e encaminhada para tirar as medidas de sua nova cadeira de rodas.

“Eu estava ansiosa para receber essa nova cadeira. Estou muito feliz, é a mesma sensação de pegar um carro novo de presente”, disse Matilde.

Ela também destacou a qualidade do material recebido e a facilidade que tem para se locomover no transporte público da cidade que é 100% adaptado para as pessoas com necessidades especiais.

Impasse

A demanda reprimida de cadeiras de rodas começou a se acentuar a partir de 2013. Até 2010, a periodicidade das concessões era bimestral e não havia fila de espera. A partir de 2011, a concessão de cadeiras de rodas ficou a cargo do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, sob responsabilidade do governo do Estado.

A partir de 2016, o Lucy Montoro passou a fazer a concessão apenas para os pacientes atendidos no seu centro de reabilitação, porém já havia demanda reprimida desde 2013. Assim, os pacientes atendidos na rede municipal ficaram sem a retaguarda do poder público. A última compra feita pela Prefeitura foi em 2013, quando foram entregues 54 cadeiras. Desde então, a fila vem se acumulando.

Zerando a demanda

Neste ano, a atual administração, ao tomar conhecimento da situação e sensibilizada com o drama dos pacientes, decidiu pela solução do problema em definitivo, disponibilizando no orçamento da Secretaria de Saúde um montante de R$ 800 mil para a compra de todos os equipamentos para zerar a demanda reprimida dos últimos 4 anos.