Royal Park ganha plantio de 40 palmeiras-imperiais em via central
08/12/2017
Palmeiras imperiais
As mudas possuem três metros de comprimento e já estão mudando o paisagismo do local Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos conclui nesta sexta-feira (14), o plantio de 40 palmeiras-imperiais no canteiro central da rua Carlos Maria Auricchio, no Condomínio Royal Park, na zona oeste. O trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

As mudas possuem três metros de comprimento e já estão mudando o paisagismo do local.

Os 16 ipês roxos, os 11 ipês amarelos, as 8 aroeiras salsa e as 2 quaresmeiras que ficavam no canteiro central foram reaproveitadas, sendo transplantados para as praças Pedro Maldos Rocha e Érica Lia Barbosa Godoi, nas proximidades da rua Carlos Maria Auricchio.

Com isto, a Prefeitura garantirá o aumento da arborização naquela região, ampliando a qualidade de vida da população. Quanto mais verde a cidade, melhor a qualidade do ar que se respira e mais agradáveis são a paisagem e o clima.

Árvores são grandes símbolos da natureza e fundamentais para o equilíbrio ambiental. Elas aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura, a poluição sonora e fornecem sombra e abrigo para inúmeras espécies.

Qualidade de vida

Moradores do Royal Park e funcionários de lojas instaladas na rua Carlos Maria Auricchio elogiaram a iniciativa da Prefeitura de plantar as 40 palmeiras-imperiais no local.

“Quanta mais árvores e mais verde, melhor para São José. A Prefeitura está de parabéns. Tenho percebido o esforço para plantar cada vez mais árvores”, disse a dona de casa Elza Kusano, 54 anos.

“Árvore é sempre sinônimo de vida e vai valorizar muito a nossa rua. E palmeiras-imperiais são sempre atrativas. Fico feliz também de saber que a Prefeitura reaproveitou as árvores que ficavam aqui no canteiro central, levando-as para as nossas duas praças”, afirmou o consultor técnico de pós-vendas Guilherme Martins Ribeiro, 28 anos.

A opinião foi compartilhada pelo manobrista David de Paula Garcia, 37 anos, que trabalha em uma concessionária em frente ao local onde estão sendo plantadas as palmeiras-imperiais. “Quanto mais árvores, mais qualidade de vida. E palmeiras-imperiais são sempre bem-vindas”.

Palmeiras-imperiais

Por sua beleza e imponência, as palmeiras-imperiais são um dos maiores atrativos de São José. Apenas no Parque da Cidade (Santana, na zona norte), na avenida João Guilhermino (centro), na praça Sinésio Martins (Jardim Esplanada, na região central) e na praça Rubens Castilho (Jardim Estoril, na zona sul), existem 378 exemplares desta árvore. As palmeiras do Parque da Cidade e da João Guilhermino são imunes de corte.

Arborização

A atual administração tem ampliado o plantio de árvores no centro e nos bairros de todas as regiões da cidade. Somente através das equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade já foram plantadas 2.365 neste ano.

São José tem atualmente cerca de 185 mil árvores. Destas, 300 são centenárias ou tombadas pelo patrimônio público, possuindo imunidade de corte.

A Prefeitura possui duas frentes de atuação, coordenadas pela Secretaria de Manutenção da Cidade e pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.

A Secretaria de Manutenção da Cidade realiza o plantio de árvores em calçadas, praças, parques e áreas verdes. Já a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade executa o serviço através dos programas de revitalização de nascentes e de educação ambiental. Este último envolve alunos da rede municipal e é desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Educação.

Munícipes também podem solicitar o plantio de árvores por meio da Central 156. Após os pedidos, técnicos da Assessoria de Arborização e Áreas Verdes da Secretaria de Manutenção da Cidade realizam vistorias. Caso o plantio seja aprovado, o mesmo é realizado pela Prefeitura.