Prefeitura constrói calçada ao lado da nova ponte do Torrão
08/12/2017
Manutenção em ponte
Os serviços envolvem a construção de guia e calçada na lateral da ponte da Estrada Municipal José Augusto Teixeira, no Torrão de Ouro Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos conclui nesta sexta-feira (8), a construção de guia e calçada na lateral da ponte da Estrada Municipal José Augusto Teixeira, no Torrão de Ouro, na zona sul. O serviço está serviço está sendo realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade. Durante a execução do trabalho, o trânsito na ponte estará interditado parcialmente, funcionando em meia pista.

A previsão é de que a implantação do asfalto seja iniciada na próxima semana. Já a Secretaria de Mobilidade Urbana instalará um guarda-corpo. Todas essas medidas têm como objetivo garantir mais segurança a motoristas e pedestres.

Estrutura reforçada

No último final de semana, a estrutura de madeira foi removida, sendo substituída por tubulações de concreto. A anterior estava com suas vigas deterioradas pela ação do tempo e apresentava risco de desabamento, de acordo com análise da Defesa Civil após vistoria técnica no local.

As extremidades das tubulações de concreto instaladas no último sábado (2) também foram reforçadas com um sistema feito com gaiolas de gabião, que é um tipo de estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência, feito com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas e construídos manualmente. No local, foram implantados 32 metros de gabiões.

A ponte ganhou ainda novo sentido de circulação, mudando de mão única para mão dupla. A alteração atende reivindicação antiga dos munícipes e motoristas e contribuirá para melhoria no acesso e na fluidez do tráfego, já que mais veículos poderão passar pelo local ao mesmo tempo.

A ponte da Estrada Municipal José Augusto Teixeira possui grande fluxo de veículos e tem importância estratégica para os moradores da zona sul por ser uma das principais ligações entre os bairros Torrão de Ouro e Parque Interlagos.

Segurança

Motoristas que utilizam diariamente a ponte e moradores da região sul elogiaram os trabalhos que estão sendo realizados pela Prefeitura no local desde o último fim de semana.

“Ficou excelente esta nova estrutura da ponte, já que a anterior de madeira estava perigosa, correndo o risco de cair. A Prefeitura está de parabéns por este trabalho, que vai garantir mais segurança a motoristas e pedestres”, afirmou o cirurgião-dentista Sebastião Moreira, 84 anos, que mora no Torrão de Ouro.

“A Prefeitura está fazendo um serviço completo. Além de melhorar a estrutura da ponte, implantou mão dupla e está construindo calçada para os pedestres. Todas estas medidas vão ajudar muito a comunidade”, disse o condutor escolar Alessandro Arantes,  42 anos, que reside no Jardim Sul, também na zona sul de São José.

Monitoramento

A Prefeitura tem monitorado as 45 pontes e 16 passarelas de madeira existentes no município com o objetivo de identificar com mais rapidez a necessidade de melhoria das estruturas para garantir mais segurança para motoristas e pedestres.

Já estão em andamento as recuperações das cabeceiras da passarela de madeira da rua Taru, no Jardim Oriente, na zona sul, e da ponte que dá acesso à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Lavapés, na Vila César, na zona norte.

Neste ano, já foram recuperadas as encostas do córrego Vidoca, nas proximidades da ponte da rotatória do Jardim das Colinas, na zona oeste. Na região norte, desde março a Prefeitura substituiu três pontes de madeira por aduelas de concreto na Estrada Municipal do Guirra, em serviço semelhante ao que será realizado no Torrão de Ouro, e trocou as madeiras da ponte da Estrada Municipal do Turvo.

Jardim República

Já na zona sul, foi realizada manutenção na ponte de madeira do Jardim República, que dá acesso à Estrada do Varadouro, na divisa com o município de Jacareí. No final de julho, também foram refeitos corrimãos e trocadas tábuas de madeira em passarelas no Bom Retiro, na região leste, e sobre o córrego Senhorinha, na zona sul.

Na zona sudeste, foram recuperadas as cabeceiras de duas pontes: a que liga o Santa Júlia ao Putim e a do Jardim Pernambucano.